Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Importância do Alô Saúde para os pacientes em tratamento contra a Covid-19

24 de fevereiro de 2021

Mais de sete mil pessoas já foram monitoradas pela ferramenta em Coruripe

Texto: Anne Rose/Secom Coruripe

Fotos: Roberto Miranda

O Alô Saúde é uma ferramenta importante desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe para acompanhar os pacientes com sintomas gripais.

O objetivo é monitorar todas as pessoas atendidas no Centro de Triagem COVID-19 e no Hospital Delfírio Moreno (Pindorama), através de ligações diárias feitas pela equipe do Alô Saúde.

A psicóloga Thaís Lessa, integrante do Alô Saúde falou sobre a ferramenta. “O monitoramento dos pacientes através do Alô Saúde é muito importante para acompanhar a evolução do quadro de cada um e assim indicar de forma mais assertiva as medidas a serem tomadas, seja a permanência no isolamento, que é fundamental mesmo que o paciente não apresente mais sintomas para evitar a transmissão ou o retorno para reavaliação. Outro ponto que vale destaque é a função de acolhimento da ferramenta, pois as ligações são realizadas de forma muito humanizada, tirando dúvidas, levando informação e principalmente acolhendo esses pacientes que se encontram emocionalmente abalados”, destacou.

De acordo a Assistente Social, Wildima Alcântara é fundamental constar na ficha de atendimento o número de telefone correto para que o monitoramento seja realizado de forma mais assertiva.

“Ao procurar as Unidades de Atendimento Covid-19 é muito importante que todos os pacientes passem os números para contato corretos, pois estamos sentindo dificuldades de contatar alguns, muitos passam o número errado, outros, contatos de pessoas que não sabem informações sobre o caso daquele paciente específico e tudo isso dificulta o monitoramento adequado”, completou.

Outros serviços também são realizados pelo Alô Saúde, os pacientes podem ligar para tirar dúvidas sobre outras patologias, como hipertensão, diabetes, entre outras. A equipe monitora também os familiares dos pacientes que vieram a óbito, bem como recebem denúncias sobre casos de descumprimento do isolamento e dão encaminhamento.

Cerca de 100 pessoas são monitoradas pela ferramenta todos os dias, porém os pacientes não precisam esperar as ligações para tirar dúvidas ou pedir informações, caso sintam a necessidade também podem ligar para os números disponibilizados.

Serviço:

Alô Saúde Coruripe

Dúvidas, informações e denúncias.

Contato: 82-99375-0825/ 82-99382-9915

Horário de Atendimento: 8h às 12h e das 14h às 16h (segunda à sexta-feira)