Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Icatu Seguros lança novo fundo previdenciário global

29 de outubro de 2020

Icatu Seguros lança novo fundo previdenciário global com a Oaktree Capital Management e a Gama Investimentos

Seguradora vai distribuir fundo com 40% de ativos internacionais 

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2020 – Marketplace de previdência, com todo tipo de fundo para os mais diferentes perfis de investidores, a Icatu Seguros aposta na estratégia de oferecer ativos globalizados e lança novo fundo previdenciário com a renomada gestora americana Oaktree Capital Management e a Gama Investimentos. O Gama Crédito Global Prev Icatu é um FIC previdenciário que combina a estratégia de crédito global da Oaktree com a diversificada carteira de crédito local gerida pela Gama Investimentos.

Líder entre as seguradoras independentes em Vida, Previdência e Capitalização, a Icatu é uma das primeiras empresas de previdência aberta a operar dentro da regra estabelecida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que este ano ampliou para 40% o limite dos investimentos no exterior para planos destinados a proponentes/participantes qualificados.

O Gama Crédito Global Prev Icatu é um fundo multimercado, focado em ativos de crédito, estruturado de forma eficiente para gerar diversificação nos mercados locais e globais, sem risco cambial, buscando a melhor relação entre Risco e Retorno. O fundo é dividido na proporção 60% / 40%, entre a Gama e a Oaktree, respectivamente, seguindo a determinação da Susep. A taxa de administração máxima é de 1,28% a.a.

“A Gama busca inovar na oferta de produtos para previdência em uma parceria com a Icatu. Combinando a gestão de ativos de brasileiros com o portfólio internacional de crédito de uma das mais respeitadas gestoras globais, buscamos um retorno diferenciado com menos risco. A diversificação internacional reduz de forma significativa os riscos específicos do mercado de crédito e agrega vetores adicionais de rentabilidade, resultando em uma relação de risco/retorno competitiva”, afirma Ian Caó, gestor da Gama Investimentos.

“O mercado brasileiro é importante para a Oaktree. Estamos entusiasmados em continuar expandindo as opções de investimentos globais da Oaktree no país, agora por meio de fundos de pensões individuais”, afirma Howard Marks, co-Chairman da Oaktree Capital Management.

A carteira local (Gama Top) oferece exposição entre 70 a 100 emissores em ativos não soberanos classificados como baixo risco de crédito e oferece exposição às instituições financeiras, empresas e operações estruturadas como FIDCs. Já a carteira global (Oaktree Global Credit), reconhecida mundialmente, oferece exposição entre 400 a 600 emissores distribuídos nos mercados de títulos High Yield, empréstimos sêniores, crédito estruturado, dívidas imobiliárias, dívidas de mercados emergentes e títulos conversíveis.

“A plataforma aberta e pioneira da Icatu Seguros permite que sejamos um marketplace de Previdência oferecendo um portfólio completo de fundos, o que é fundamental em um cenário de juros baixos. Os fundos globais têm atraído a atenção do investidor nacional como forma de diversificar riscos. Nosso participante quer essa segurança”, avalia o diretor de Previdência da Icatu Seguros, Henrique Diniz.

O lançamento deste fundo reúne os gestores em uma live no próximo dia 29 de outubro, às 18h, pelo canal da Icatu Seguros no YouTube. Ao longo do ano, a Icatu Seguros tem realizado transmissões ao vivo com a participação de especialistas e gestores de fundos com a intenção de trazer novidades do mercado financeiro e atualizações do cenário econômico brasileiro e global. Além disso, por meio da plataforma, a seguradora reforça seu propósito de contribuir para a proteção, planejamento de longo prazo e educação financeira.