gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Grupo Pentagonal Seguros ressalta a importância do Cyber Risk durante a pandemia

21 de maio de 2020

A disseminação do Covid-19 no Brasil e em todo o mundo exigiu das empresas uma alteração no método de trabalho, onde os colaboradores trabalhem de casa. O trabalho remoto permite que os acessos possam sofrer vulnerabilidade. Com objetivo de reduzir os riscos cibernéticos como resultado do home Office, o Grupo Pentagonal Seguros possui uma franquia exclusiva para este tipo de modalidade de seguro, com profissionais da tecnologia da informação qualificados para orientar executivos, empresários e profissionais que atuam com TI. A condução do expediente pode ser mais segura, tendo como meta a diminuição dos contratempos.

De acordo com o CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini, não basta adquirir o cyber risk sem saber das suas principais funcionalidades, tendo como prioridade os cuidados com a segurança, em relação à movimentação das informações que são emitidas durante o expediente. “O Home Office foi incorporado como tendência no mercado de trabalho. Com o isolamento, a demanda desse formato aumentou e acabou virando rotina em muitas empresas, independente do seu porte. Quando falamos dos riscos cibernéticos, o fato de cada um estar em um ambiente, há uma fragilidade no ambiente digital. Como somos especialistas em seguros cibernéticos, preparamos uma relação que orienta os nossos segurados e resolvemos compartilhar, para que todos possam estar atentos”, explicou

O que é preciso ser feito para proteger a organização? É essencial que o acesso remoto seja feito por computadores que já são conhecidos pela empresa; acesso aos e-mails, servidores, pastas ou ativos confidenciais precisam ser separados; por questões de segurança, é correto remover as permissões de acesso dos funcionários aos sistemas. Definir permissões de usuários no software para atividade específica do colaborador; criar senhas complexas e de difícil identificação, usando gerenciamento de usuários; implementar o fire-wall corporativo e local, executando normas que permitam acesso remoto, para minimizar o acesso e os logs de registros sejam aceitos; é importante fazer backups para todos os dispositivos corporativos e as informações nela armazenadas. Conduzir todo esse processo também na nuvem.

Quando mencionamos a permissão a um acesso remoto, é importante conduzir um breve treinamento de conscientização, que inclui a orientação sobre o gerenciamento de duas caixas de e-mails separadas, sendo uma para o trabalho e outra para assuntos privados, criando diferentes senhas para cada conta, além de garantir a validação das duas etapas. Evitar o máximo se conectar a uma rede wi-fi casual que não seja segura e preferir se conectar por meio de uma VPN ou rede de celular. Esses detalhes podem ser especificados pela franquia exclusiva de Cyber Risk da Pentagonal Seguros.