Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Grupo BB e Mapfre lança seguro de carro que dura 6 meses

13 de dezembro de 2015

Foto: Thinkstock/scyther5

Foto: Thinkstock/scyther5

O grupo segurador BB e Mapfre começa a comercializar a partir da próxima semana um seguro para carros com validade semestral, que será vendido pelo valor proporcional ao período. O principal objetivo do novo produto é oferecer uma alternativa aos proprietários de carros no atual cenário de crise.

As coberturas e formas de contratação que serão oferecidas na contratação do novo produto serão as mesmas da apólice anual.

O “Seguro Automóvel 6 Meses” incluirá, no contrato básico, cobertura para colisão, incêndio, roubo, furto, responsabilidade civil, além de assistências gratuitas para o veículo (como guincho, socorro mecânico, assistência emergencial para gestantes etc.) e para a casa do segurado (chaveiro, encanador, eletricista etc.).

As faixas de descontos também serão as mesmas vigentes na renovação da apólice anual (10% de desconto no segundo ano, 15% no terceiro ano, e assim por diante). A diferença é que, na apólice semestral, os descontos começam a valer a cada duas renovações, quando a vigência da apólice completa um ano, dois anos, e assim sucessivamente.

Quem já tem uma apólice anual com determinada faixa de desconto poderá migrar para uma apólice semestral na renovação do contrato sem a perda do benefício.

O novo produto poderá ser contratado com corretores parceiros da seguradora.

Alívio financeiro

O objetivo do “Seguro Automóvel 6 Meses” é permitir ao cliente que está com o orçamento apertado contratar uma proteção para seu carro por um valor mais acessível, já que pela validade menor, a apólice sairá pela metade do preço.

Mas, principalmente, o seguro visa diminuir o risco de o consumidor ter prejuízo com penalidades caso necessite cancelar o seguro antes do prazo final da apólice porque o orçamento apertou, por exemplo.

Hoje, quem contrata uma apólice anual, mas precisa cancelá-la após seis meses, por exemplo, não recebe a restituição de 50% do prêmio pago, mas apenas um reembolso equivalente a 35% do valor pago.

A ideia é oferecer uma alternativa a clientes que estão inseguros em relação à sua capacidade de pagamento do seguro para o próximo ano. Assim, eles passam a ter a opção de contratar a apólice semestral inicialmente, podendo migrar para a apólice anual posteriormente, quando a situação financeira estiver mais confortável, diz Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel e Massificados do Grupo BB e Mapfre.

Quem opta pela apólice semestral deve, contudo, estar consciente de que estará mais sujeito a oscilações do preço do seguro. A cada renovação do contrato, semestral ou anual, é feito um novo cálculo do preço da apólice, onde é observada as variação de frequência de sinistros, custos médios dos serviços prestados, entre outras.

Seguro plurianual

O Grupo BB e Mapfre também oferece o “Seguro Automóvel Plurianual”. Nos mesmos moldes do contrato tradicional, a apólice vale por dois anos e tem desconto de cerca de 20% do valor de uma apólice anual, que é dado como um bônus pela seguradora pela fidelidade do cliente. “Para quem está em uma situação financeira mais confortável, essa pode ser uma boa forma de economizar”, diz Jabis Alexandre.

Além do desconto concedido pela seguradora, outra vantagem do seguro plurianual é a possibilidade de manter o valor da apólice por mais tempo, sem reajustes impulsionados pelo aumento da inflação, por exemplo. Eventuais aumentos de preço da proteção somente passarão a ser cobrados na renovação do contrato.

Fonte: Exame.com