Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Governo inaugura reforma de escola de Educação Básica em Pariconha

24 de maio de 2023

Para proporcionar uma estrutura de qualidade e moderna na rede pública, o governador Paulo Dantas inaugurou nesta sexta-feira (19) a reforma da Escola Estadual de Educação Básica em Pariconha. A obra totalizou um investimento de R$ 827,3 mil, gerando 20 empregos diretos e indiretos durante a execução dos reparos e vai beneficiar cerca de 550 estudantes. Durante o evento, o governador informou que o estado está construindo 16 novas escolas, sendo uma delas no município, além de 53 que estão sendo reformadas.

“Essa reforma vai dar um conforto adequado para abraçar e acolher toda a comunidade escolar de Pariconha. Estamos realizando outras obras nas unidades escolares do estado para termos as nossas 308 escolas, todas com boas condições para melhorarmos a qualidade de ensino e alfabetizarmos na idade certa em parceria com os municípios e garantir para todo o alagoano que todos os programas vão seguir avançando”, disse.

E não para por aqui. Em breve, a comunidade de Pariconha será mais uma vez presenteada. É que o Governo de Alagoas está construindo uma nova escola com 12 salas e ginásio de esportes, fortalecendo, assim, o acesso à educação no município sertanejo. “Estamos entregando uma escola bem estruturada e com conforto para abraçar e acolher a comunidade escolar. Em todo o estado, temos 53 unidades em reforma e 16 sendo construídas, pois a ideia é termos todas as escolas estaduais com as melhores condições de funcionamento e qualidade de ensino”, declarou o governador Paulo Dantas.

Ampliada, a escola ganhou climatização, uma nova sala de aula e uma biblioteca para atender o ensino médio e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). “Quando a gente está aqui numa comunidade como essa de Pariconha que tem uma escola com 529 alunos e que oportuniza ensino para aqueles que não puderam se alfabetizar na hora certa é um momento único e que nos deixa felizes com todas essas entregas que beneficiam os alagoanos”, pontuou o secretário de educação do estado, Marcius Beltrão.

O prefeito Tony de Campinhos agradeceu ao governador pela entrega dessa reforma, que segundo ele é muito importante para o município. “O Governo Trabalhando é uma ação muito importante para aproximar o governo do cidadão. O governador Paulo vem hoje aqui trazer uma grande benfeitoria para o município de Pariconha que é a entrega dessa reforma da escola de ensino básico. Uma obra essencial para a educação de Pariconha. Quero agradecer ao governador e ao governo do estado pelo olhar com a nossa região”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão anunciou que, daqui para frente, o ritmo das obras em todo o estado será intensificado. “Já licitamos obras para escolas indígenas e a meta do Governo de Alagoas é que não tenhamos nenhuma obra paralisada. Aqui em Pariconha, entregamos uma escola reformada e também estamos construindo uma nova. Já em Mata Grande, temos uma Creche CRIA sendo inaugurada. Entrega de equipamentos como estes nos trazem muita satisfação e não podíamos deixar de destacar a importante parceria que temos com os municípios alagoanos, a qual faz a diferença na vida de toda a população”, destacou o secretário.

Emocionada com a reforma da escola, a diretora Cândida Novaes também agradeceu ao Governo do Estado e lembrou da importância da participação dos estudantes na manutenção da escola. “Essa obra vai elevar o nome da instituição, agora temos uma escola de qualidade, onde os alunos poderão vislumbrar oportunidades, mas além disso eles precisarão ter responsabilidade com o prédio, zelando pelo local em que eles irão garantir um passo a mais para o futuro”.

Reforma

A Escola Estadual de Pariconha conta com seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, copa, secretaria, despensa e cozinha, além de espaços de convívio. Dentre os serviços efetuados estão a substituição da cobertura, pintura, impermeabilização, fechamento com gradil, revisão geral da parte elétrica, rede hidrossanitária e revisão e troca das esquadrias.

Ednei de Souza, aluno do 2º ano do ensino médio, é um dos que comemora os resultados da obra. “Gostei muito da reforma. Ficou tudo muito bonito e, agora, todos nós vamos poder estudar em um espaço com toda a estrutura. E também estou ansioso pelo novo fardamento. O escolhido pela maioria foi exatamente aquele em que votei durante a enquete”, disse o jovem.

Felipe Borges, professor de Inglês, observa que a obra tornou a escola um ambiente ainda mais favorável aos estudos. “Esta escola sempre foi muito acolhedora e a reforma veio, sem dúvidas, para melhorar nossas condições de trabalho. Tivemos que nos adaptar durante as obras para que ninguém se prejudicasse, mas o esforço valeu a pena”, afirmou.

Além do governador, participaram do evento o deputado federal Rafael Brito, e os deputados estaduais Alexandre Ayres, Remi Calheiros e Inácio Loiola, os prefeitos Thiago Freitas (Piranhas), Ziane Costa (Delmiro Gouveia), Erivaldo Mandú (Mata Grande), Zé Carlos (Água Branca), Wagney Dantas (Batalha), além de secretários de estado, vereadores e lideranças políticas da região.