Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Governo do Estado lança oficialmente o Guia de Investimentos de Alagoas

24 de maio de 2023

Documento apresenta panorama técnico completo e atualizado sobre as vantagens de se investir no estado
 
Texto de Rafael Maynart / Agência Alagoas e William Makaisy / Ascom Sedics
Fotos de Marco Antônio / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas lançou, nesta terça-feira (23), na Casa da Indústria, o Guia de Investimentos de Alagoas. O documento, idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), apresenta um panorama técnico completo de Alagoas, trazendo dados atualizados e facilitando a vida dos investidores que pretendem se instalar no estado.

O lançamento do Guia ocorreu em meio a empresários e membros da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e do Conselho do Sesi, fortalecendo o relacionamento do governo com as instituições.

Segundo o governador Paulo Dantas, o guia é um convite para que o investidor ou investidores possam conhecer um pouco mais sobre o que Alagas oferece como atrativos.

“Agora, o investidor tem uma visão mais técnica e com números a respeito do estado, passando por todos os diferenciais competitivos, desde a capacidade de produção energética sustentável até as cadeias produtivas e o nosso perfil socioeconômico. Só em 2023, já captamos seis indústrias que, juntas, vão investir mais de R$ 98 milhões no território alagoano, gerando mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Nosso Prodesin [Programa de Desenvolvimento Integrado] é referência no país e o objetivo é atrair cada vez mais novas empresas e indústrias”, destacou.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o Guia vai mostrar para possíveis investidores o que temos de melhor. “Com transparência, solidez fiscal e o incremento dos nossos diferenciais competitivos temos colocado Alagoas na frente quando o assunto é desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Através desse guia, vamos atrair mais investidores e promover ainda mais desenvolvimento”, contou.

O Guia está disponível em português, inglês, espanhol e francês e a versão on-line está disponível no site www.sedics.al.gov.br.

Estado ideal para investir

Com um programa de incentivos arrojado, Alagoas atrai cada vez mais investimentos. A chegada de novos empreendimentos é viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que oferece a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.