Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Governo do Estado lança mais sete títulos da coleção “Raízes das Alagoas”

23 de dezembro de 2022

Ao todo, foram lançados sete livros, obras clássicas que retratam a formação social, cultural e econômica do Estado

 Jader Ulisses

Naísia Xavier e Myllena Diniz

Como forma de incentivar o desenvolvimento cultural e a produção de obras literárias produzidas em Alagoas, o Governo do Estado lançou sete novos livros da coleção “Raízes das Alagoas”, na terça-feira (20), no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió. As obras são o resultado da parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal).

“A Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem a honra de reforçar o seu legado e seu compromisso permanente com a produção do que há de melhor na literatura alagoana. Ao lado da Fapeal e da Uneal, firmamos uma parceria bem-sucedida e lançamos mais sete livros, obras clássicas que retratam nossa formação social, cultural e econômica”, comentou Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial.

De acordo com Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, nesses últimos anos, as editoras de instituições públicas e universitárias do Estado têm promovido um trabalho exemplar para colocar à disposição da população títulos que mostram a capacidade de Alagoas de produzir conhecimento, não somente científico, mas, também, cultural, incluindo a literatura. 

O gestor ressaltou que, desde 2015, a Fapeal já tinha a preocupação de também colaborar com o mercado editorial alagoano. “De lá para cá, juntamente com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ao longo dessa jornada, saímos com um volume de produção que, hoje, ultrapassa os 150 títulos com o selo da Fundação de Amparo à Pesquisa e das editoras universitárias”, disse.

“Para a Fapeal, esse foi um dos principais projetos dos últimos oito anos, nos governos Renan Filho e Paulo Dantas. Todos os anos, lançamos editais para livros científicos e acadêmicos, resultantes de teses e dissertações, ou apoiamos coleções, das quais muitos dos livros já estavam esgotados. O que está aqui apresentado pelos autores faz parte da construção histórica desse Estado pequeno, mas tão representativo para a formação da sociedade brasileira e, também, das definições da formação da sociedade brasileira”, ressaltou.

Estiveram presentes no evento, autoras e autores contemporâneos, como o cartunista Ênio Lins e o fotógrafo Celso Brandão, além de representantes do universo literário feminino. Os títulos podem ser conferidos na loja online da Imprensa Oficial.

Raízes das Alagoas

Formada por obras clássicas e seminais sobre a formação social, cultural e econômica do Estado, Raízes das Alagoas é uma antologia escrita por autores alagoanos renomados. Seu objetivo é promover o resgate de títulos consagrados pelo tempo, há anos fora de catálogo, mas que continuam indispensáveis para os estudantes e pesquisadores.

Sete títulos

Os sete livros da coleção Raízes das Alagoas são: “Episódios do contrabando de africanos nas Alagoas” e “As Alagoas na guerra da Independência”, ambas de Abelardo Duarte; “Maceió”, de Craveiro Costa; “A Tragédia do Populismo – o impeachment de Muniz Falcão, de Douglas Apratto Tenório”; “Notas sobre poder, operários e comunistas em Alagoas”, de Luiz Sávio de Almeida; “O banguê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de açúcar na vida e na cultura regional”, de Manuel Diégues Júnior, e “O centenário da emancipação de Alagoas”, de Moreno Brandão.