Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Governo concede incentivos fiscais para desenvolvimento do polo de vestuário em S. Miguel dos Campos

07 de março de 2023

Fábia Assumpção / Agencia Alagoas

O governador Paulo Dantas participou na manhã desta terça-feira (7) da inauguração da fábrica do Corte Fabril, no Polo de Vestuário e Acessórios Vera Cruz, em São Miguel dos Campos.  Durante o evento, ele anunciou ainda a inauguração de mais duas grandes obras: o saneamento dos conjuntos habitacionais Hélio Jatobá I, II e III, onde moram mais de oito mil famílias, e a Rodovia do Futuro, que vai ligar a parte alta e baixa da cidade. As duas obras foram executadas em parceria com o município e receberam um aporte de mais de 30 milhões do Estado.

“Estamos aqui numa união de forças e esforços do Governo do Estado, do município de São Miguel dos Campos, da Federação das Indústrias, do Sindicato do Vestuário para promover o desenvolvimento e geração de emprego e renda  por meio de incentivos fiscais a novos negócios em Alagoas e em breve voltaremos aqui para inaugurar mais obras importantes para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Paulo.

Ao destacar a instalação de novas empresas no Estado, Paulo lembrou que segundo o Cadastro  Nacional de Geração de Empregos (Caged), Alagoas foi o Estado com melhor desempenho na geração de empregos no Brasil em 2022. “Vamos continuar indo em frente junto com os municípios para conceder incentivos que gerem mais emprego e renda aos alagoanos”, acentuou o governador.

O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, agradeceu a presença do governador mais uma vez no município. “O governador Paulo Dantas sempre esteve em São Miguel nos momentos festivos e angustiantes, como nas enchentes de 2022, dando todo suporte do Estado ao município”.Polo de Vestuário

A Corte Fabril é a segunda fábrica de seis que serão instaladas no polo vestuári

o de São Miguel,  juntas vão gerar mais 300 empregos diretos e indiretos. De acordo com o superintendente da Receita Estadual,  Kiko Suruagy, a instalação da indústria foi facilitada com o decreto Nº 88878, assinado pelo Governador Paulo Dantas no dia 14 de fevereiro de 2023, e que prevê um regime tributário diferenciado para as empresas do setor têxtil.

O decreto beneficia as indústrias do setor que estão adimplentes e são optantes do Simples Nacional.” Isso não significa perda de arrecadação, pois essas fábricas vão movimentar a economia da região e gerar emprego e renda”, salientou Kiko.

A proprietária da Corte Fabril, Lara Amorim,  explicou que a empresa vai recrutar, a partir da próxima segunda-feira, cerca de 20 costureiras para trabalhar na unidade, que vai ser direcionada para confecção de vestuário para sua loja em Maceió, a Maneka, e produção de uniformes  fardamentos operacionais e EPIs. “Serviremos de apoio para outros segmentos que queiram confeccionar seus vestuários ou uniformes personalizados para suas empresas, com a cessão do maquinários e de pessoal”, salientou.  A Corte Fabril deve gerar 20 empregos diretos e 60 indiretos.

Para instalação da fábrica no polo de vestuário,  além de incentivo fiscal do Estado, o empreendimento recebeu isenção do ISS do município, que também cedeu o galpão e investiu na infraestrutura com a construção de banheiros, almoxarifado e refeitórios.

O presidente do Sindicato do Vestuário de Alagoas (Sindivest/AL), Chico Acioli, disse que a ideia é transformar São Miguel dos Campos no maior polo de vestuário de Alagoas, e por isso foi fundamental o incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado. “O nosso diferencial em relação aos outros polos industriais no Estado é que trabalhamos muito nossas peças aproveitando a riqueza do nosso artesanato, como o bordado de nossas rendeiras, a exemplo do filé”, destacou Chico, que é proprietário da primeira fábrica instalada no polo, a Flor do Murici, que produz moda praia. Até dezembro, todas as seis fábricas do polo deverão estar em operação, produzindo não só vestuários, mas acessórios como bijuterias e bolsas.

Segundo o presidente da Federação da Indústria de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, hoje existem polos têxteis em 47 municípios alagoanos, gerando emprego e renda. Para ele, o Sesi e o Senai vem trabalhando para formação de mão de obra qualificada para essas fábricas. “É muito importante esses incentivos concedidos pelo governo para que o setor de confecção de Alagoas possa competir com outros Estados”, pontuou o presidente da FIEA.

Toda a compra dos maquinários industriais de costura  em São  Miguel foi feita  pelo Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindvest/AL), além de contar com o apoio do Sesi/Senai para instalar o Centro de Formação de Profissionais para o setor.

De acordo com a secretária executiva da Indústria, Comércio e Serviços, Maria Luiza Tenório, que representou a secretária Caroline Balbino no evento, o Governo de Alagoas deve seguir apostando na interiorização do desenvolvimento. “É muito bom ver São Miguel dos Campos se destacando no setor têxtil. O município implantou a Unidade de Capacitação de Vestuário Vera Cruz, que possibilita a instalação de 5 empresas do setor, e que devem empregar mais de 300 pessoas. Alagoas avança, apostando também na interiorização do desenvolvimento, gerando empregos, renda e oportunidades para os alagoanos em todas as regiões”, pontuou a secretária executiva.

A solenidade de inauguração da nova fábrica foi prestigiada por diversas autoridades locais, empresários e os deputados estaduais Fátima Canuto, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo.