Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Governo anuncia convocação dos concursados da PM e Bombeiros em data única

13 de fevereiro de 2023

Esforço da equipe da PGE, Gabinete Civil, Sefaz e Seplag garantiu a convocação dos futuros profissionais em data única

Pei Fon / Agência Alagoas

Welligton Santos / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas anunciou, nesta segunda-feira, (13), a convocação em data única dos cerca 1.300 concursados da Polícia Militar de Alagoas (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CB), aprovados no concurso público de 2022. Com o anúncio, todos os aprovados iniciam o curso de formação para soldado combatente e oficiais em abril deste ano.

A convocação atende os anseios dos concursados, assim como o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pelo Estado.

Além da convocação dos concursados aprovados, o governador anunciou ainda outros investimentos na área de segurança pública, como a compra de um helicóptero – no valor de R$ 35 milhões, com contrapartida de R$ 6 milhões do Estado – e realização de outros concursos para a Polícia Civil e para delegados.

“É com muita alegria que o Estado entrega à população mais de mil novos policiais e mais de 130 bombeiros, isso sem falar nos oficiais aprovados nas duas corporações no concurso de 2022. Graças a essa organização financeira, com a observância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), teremos condições de fazer mais investimentos na segurança pública, como a entrega de novas viaturas, o helicóptero e novos Cisps, além dos concursos para policiais civis e delegados”, destacou o governador Paulo Dantas, durante encontro com cerca de 20 concursados, no Palácio Zumbi dos Palmares.

O encontrou reuniu ainda os secretários da Segurança Pública, Flávio Saraiva; e do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, e os comandantes da PM, Paulo Amorim, e do Corpo de Bombeiros, Jacques Wolbeck.

Convocação em data única

Em princípio, o Governo de Alagoas chegou a estudar uma convocação dos novos policiais de forma escalonada para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas o esforço da equipe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Gabinete Civil e das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), garantiu a convocação dos futuros profissionais em data única.

“Estivemos reunidos no fim de semana e, graças ao um esforço conjunto, encontramos uma saída para não fugir da Lei de Reponsabilidade Fiscal. O governador e toda a nossa equipe queríamos fazer a diferença na vida dessas pessoas e chegamos ao consenso para que a convocação de todos os concursados ocorresse na mesma data, ou seja, em abril”, ressaltou a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, também destacou o dia histórico. “Hoje é um dia que devemos celebrar, porque é histórico para a segurança pública em Alagoas. Além de anunciar a convocação de todos os concursados da PM e do Corpo de Bombeiros, o governador anuncia essa série de investimentos na área, com o helicóptero, a construção de novos Cisps, concursos e novos armamentos”, completou Saraiva.