gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Fundación Mapfre traz campanha para prevenir morte súbita no futebol

22 de outubro de 2015

futebolA Fundación Mapfre traz para o Brasil a campanha Jogue Seguro – uma iniciativa com foco na promoção da saúde que vai trazer mais segurança para a prática do futebol, prevenindo as mortes súbitas. A partir de uma parceria entre a Fundación Mapfre e especialistas do Centro Médico de Excelência Fifa Ripoll e De Prado Sport Clinic e do Centro Fifa F-MARC (Medical Assessment and Research Center), foi desenvolvido o aplicativo CPR11, que apresenta um guia com 11 passos básicos sobre como agir durante os primeiros minutos de uma parada cardiorrespiratória.

O objetivo do aplicativo é ajudar a salvar vidas, evitando a chamada morte súbita, que acomete atletas durante a prática desportiva, principalmente o futebol. Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o app é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais de cada sistema operacional. Os usuários que baixarem o aplicativo também poderão compartilhar o conteúdo com seus contatos por meio das redes sociais, via Whatsapp, e-mail ou SMS.

A campanha já foi lançada na Espanha e em Portugal e agora chega ao Brasil com a parceria do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que é um dos centros médicos de excelência da Fifa no Brasil.

Nos países onde a campanha foi lançada, a Fundación Mapfre conta com o apoio de jogadores de destaque no futebol mundial como Sérgio Ramos, jogador do Real Madrid e da seleção espanhola; Luís Figo, ex-capitão da Seleção de Portugal; Tiago, jogador do Atlético de Madrid e da seleção portuguesa; Pepe e Fábio Coentrão, jogadores do Real Madrid e da seleção portuguesa. Outro importante nome a aderir à campanha na Espanha foi Rubem de la Red, jovem revelação espanhola que defendia o Real Madrid, mas que teve aposentadoria precoce em 2009, aos 24 anos, após um desmaio em uma partida.

No lançamento na Espanha, realizado em dezembro de 2014, o aplicativo CPR 11 atingiu 16 milhões de pessoas apenas no Twitter. Já a versão portuguesa do vídeo, lançado em março deste ano, alcançou mais de 100mil visualizações na primeira semana.