Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Fundación MAPFRE faz campanha para a Semana Nacional do Trânsito

09 de setembro de 2016

Thinkstock/yuanyuan xie

Thinkstock/yuanyuan xie

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial apontam que mais de 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito e outras 50 milhões ficam feridas por conta dessas ocorrências. Diante disso, a Fundación MAPFRE desenvolverá uma campanha especial para a Semana Nacional do Trânsito que acontece entre 18 e 25 de setembro com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Uma das iniciativas desenvolvidas pela instituição consiste na disseminação de mensagens sobre as principais causas que resultam em acidentes fatais. Com o objetivo de alcançar todos os usuários das vias, além dos motoristas, as mensagens com tom educativo estarão presentes na TV Minuto, veiculada nos vagões de metrô de São Paulo. Dos dias 12 a 30 de setembro, as linhas azul, verde e vermelha receberão conteúdo voltado à prevenção de acidentes, como o uso correto da faixa de pedestres, a importância do respeito à sinalização e evitar o uso do celular ao volante. As mensagens curtas e objetivas sobre o bem-estar no trânsito têm a assinatura “Zero Acidentes Fatais: essa conta só fecha com você”.

Os vídeos também convidarão o público adulto para levar as crianças ao projeto Na Pista Certa, com atividades de conscientização promovidas no Museu Catavento e no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A ação é voltada para o público infantil, da faixa dos cinco aos 10 anos de idade.

Os leitores do Jornal Destak, com tiragem de 150 mil exemplares e distribuído gratuitamente na cidade, também serão impactados pelas mensagens da campanha em anúncios veiculados nos dias 19 e 23 de setembro.

“Acreditamos que é hora de assumirmos, como sociedade, a responsabilidade por nossas ações no trânsito. Por isso a Fundación MAPFRE decidiu apostar em ações que disseminem mensagens de alerta e atenção ao próximo, principalmente em relação aos fatores de risco que levam a milhares de vítimas fatais no trânsito todos os anos” diz Wilson Toneto, CEO da Regional MAPFRE Brasil e representante da Fundación MAPFRE no Brasil. “Esse compromisso, firmado pela presença da Fundación MAPFRE em mais uma edição da Semana Nacional de Trânsito, reforça o nosso posicionamento como uma instituição engajada com a diminuição total das vítimas decorrentes de acidentes de trânsito”, conclui Toneto.

As iniciativas adotadas nessa Semana Nacional do Trânsito estão conectadas à plataforma mundial Objetivo Zero, lançada pela MAPFRE com o objetivo de conscientizar a população sobre medidas seguras no trânsito e atingir a ambiciosa meta de reduzir a zero as vítimas mortais de acidentes.

Na Pista Certa

As recomendações para um trânsito mais seguro serão promovidas na prática para o público infantil e adolescente durante o programa Na Pista Certa, em dois espaços de grande circulação: Museu Catavento, dos dias 13 a 18 de setembro, e Parque do Ibirapuera, de 19 a 24 de setembro. Os locais receberão atividades que promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, visando mostrar os diferentes pontos de vista: motorista, passageiro, pedestre, ciclista, entre outros atores do trânsito.

Além disso, é possível aprender sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, pois são abordados temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.

Promovido em São Paulo desde 2007, o Na Pista Certa já beneficiou mais de 120 mil crianças de 5 a 10 anos de 10 Estados do Brasil. Em 2016, mais de 15 cidades do Estado de São Paulo recebem as atividades do programa.

Semana Nacional do Trânsito

As ações da Fundación MAPFRE estão alinhadas ao tema do ano para a Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito, que teve início em 2011 e vai até 2020. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” acompanha a evolução das ações dos anos anteriores, com a principal finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano. Cada indivíduo que circula nas vias públicas deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino, sendo responsável pelas próprias ações, além de sofrer as consequências de suas escolhas. Dessa maneira, as ações deverão abranger todos os integrantes do trânsito, desde pedestres, passando por ciclistas, motociclistas, até passageiros e condutores.

SERVIÇO

Na Pista Certa

Museu Catavento

Período: 13 a 18 de setembro

Horário: 08h30 às 17h

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Parque Dom Pedro (Entrada principal do Museu – Grande Tenda – ao lado do avião)

Parque do Ibirapuera

Período: 19 a 24 de setembro

Horário: De 19 a 23 de setembro das 08h30 às 17h / 24 de setembro das 08h30 às 16h

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana (Em frente à pista de corrida e ciclovia)

Parceria: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Fonte: CDN