gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Fundación MAPFRE e Detran/SP assinam parceria

21 de junho de 2018

Por mais um ciclo de três anos (2019-2021), o programa Educação Viária É Vital, da Fundación MAPFRE, contará com a parceria do Detran.SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo). Nesta quarta-feira, foi assinado um termo de intenção em reunião com a presença de Marco Antonio Xavier Telles, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP, e Jesús Monclús, diretor da área de Prevenção e Segurança Viária da Fundación, que veio ao Brasil para a ocasião.

O Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança no trânsito por meio de iniciativas integradas às propostas curriculares das escolas de ensino fundamental e médio, envolvendo professores e alunos. “O programa busca entender as condições de circulação viária no entorno das escolas e comunidades próximas para incentivar a implantação de ações para um trânsito mais seguro. Dessa forma, contribuímos diretamente para a Política Pública de Educação para o Trânsito”, afirma Monclús. “A parceria com o Detran.SP é essencial para dar capilaridade ao projeto e garantir o envolvimento de toda a sociedade.”

Desde o início da parceria com o Detran.SP, em 2015, o programa já capacitou na metodologia do programa mais de 2.800 professores, de 657 escolas de 17 cidades do estado de São Paulo. Ao todo 25.384 alunos foram diretamente beneficiados pelos projetos locais desenvolvidos a partir do Educação Viária é Vital. “Um dos focos do Detran.SP é a educação para o trânsito. Temos investido de forma permanente em campanhas e ações educativas, visando preservar vidas. É preciso que toda a sociedade atue por um trânsito mais cidadão e isso começa desde cedo, formando os futuros motoristas. Por isso, é de grande importância essa parceria com a Fundação Mapfre nas escolas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Em 2019, as atividades educativas acontecerão de março a novembro e deverão chegar a mais de 700 professores. O programa inclui capacitação de educadores na metodologia do programa que, em seguida, desenvolvem projetos dentro das escolas, com o tema segurança no trânsito e aplicam junto aos seus alunos. Estão previstos encontros nacionais, quando os melhores projetos ganham certificados e avaliação de especialistas da área.

Desenvolvido desde 2004, o programa Educação Viária é Vital já impactou mais de milhares de alunos de comunidades em todo o país. Ao longo desse tempo, a iniciativa consolidou-se como uma ação educativa que estabeleceu novas formas de se relacionar com espaços de circulação. E os bons resultados alcançados foram apresentados durante o Congresso de Segurança Viária da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015.