gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Fortalecer marca empregadora reduz custos de contratação

14 de outubro de 2015

marca empregadoraDificuldade de encontrar profissionais com as qualificações necessárias é um dos principais desafios de negócios apontados pelas lideranças brasileiras (68%), na 18ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC. Divulgado em janeiro deste ano, o estudo reúne informações de mais de 1.300 CEOs de 77 países.

Uma estratégia de atração e retenção de talentos que vem demonstrando resultado é a gestão da marca empregadora, através da elaboração de uma proposta de valor de emprego (EVP, do inglês, employment value proposition). No mercado de seguros, o assunto veio à tona durante a nona edição do Encontro de RH do Mercado Segurador.

Para o sócio da Clave Consultoria, Felipe Azevedo, que participou do evento no final de setembro, um dos caminhos para chamar a atenção dos melhores profissionais, principalmente os passivos (que não estão ativamente em busca de oportunidades), e gerar neles o interesse em trabalhar com determinada empresa é proporcionando uma melhor experiência nos processos seletivos.

“Encontrar os talentos de qualidade nunca foi tão crítico. A competição está acirrada, há uma incerteza econômica e uma atenção redobrada com custos. Rever os processos seletivos se torna estratégico para se ter mais produtividade”, afirmou o executivo na ocasião, quando apresentou pesquisa recente da Clave Consultoria sobre a experiência dos candidatos e seu impacto na aquisição de talentos.

Banco de currículos ganha importância

Nos próximos anos, devem ser investidos cerca de US$ 85 bilhões em processos seletivos no mercado mundial, segundo Azevedo, para quem é possível diminuir esse valor através do emprego da EVP. “Uma marca empregadora forte é capaz de reduzir o custo de contratação em 50%”.

Lançado pela Escola há um ano, com o objetivo de aproximar empresas e profissionais com qualificação técnica específica em seguros, previdência, resseguro e temas correlatos, o banco de currículos on-line e gratuito ProfiSeguro já reúne mais de mil cadastros, somando os dois públicos.

“Em nossos constantes diálogos com o mercado observamos que encontrar profissionais que se enquadrem no perfil procurado pelas empresas tem sido tarefa árdua. O ProfiSeguro busca facilitar esse processo e terá ainda mais êxito se for associado a uma EVP eficaz”, afirma Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino Técnico da Escola.

Para candidatar-se às vagas do ProfiSeguro os profissionais devem cadastrar currículo no www.funenseg.org.br/curriculos. Já para as empresas o acesso é através do endereço www.funenseg.org.br/rh, onde é possível selecionar candidatos, gerenciar processos seletivos e divulgar vagas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

ALE