Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Fim de ano e início do verão pedem cuidados especiais com a saúde

26 de dezembro de 2022

Médica do Hapvida NotreDame Intermédica explica que período é propício para o surgimento de doenças, como desidratação, queimaduras e alergias alimentares

Cuidar da saúde é primordial durante todos os meses, mas, com a chegada das festas de fim de ano e o verão, que iniciou nesta semana (21), é essencial ter atenção redobrada para o surgimento de algumas doenças que costumam aparecer com bastante frequência nesta época do ano, como desidratação, queimaduras e alergias alimentares.

A alergista e imunologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Gisele Casado, afirma que, com a adoção de medidas simples, é possível se despedir de 2022 e começar 2023 com o pé direito. As dicas valem para pessoas de todas as idades, inclusive crianças e idosos que podem estar naturalmente mais propensos a desenvolver determinadas patologias.

Cuidados com a pele e os olhos

Nesta época do ano, é comum ir com mais frequência a praias e piscinas devido ao calor do verão. Por isso, a médica chama atenção para a importância de adotar alguns cuidados necessários em meio às altas temperaturas.

“O uso do protetor solar é indispensável para evitar queimaduras de pele que, muitas vezes, podem chegar a agravar com a formação de bolhas. Também é essencial caprichar na hidratação para fugir da insolação, uma vez que o nosso organismo necessita de mais líquido para se manter saudável em temperaturas mais altas”, afirma.

A especialista complementa ao destacar a importância do uso de loções hidratantes para evitar irritações na pele, bem como não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada, pois esse é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de micoses, que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e as áreas mais úmidas do corpo.

“O cuidado com os olhos também não deve ser deixado de lado e o uso de colírios lubrificantes pode ajudar a diminuir a vermelhidão devido ao contato direito com o cloro da piscina e a areia da praia”, ressalta.

Atenção aos alimentos da ceia que causam alergias

É sabido que muitos costumam exagerar quando o assunto é alimentação nas festas de final de ano, especialmente nas tradicionais ceias de natal e ano novo. Mas, é preciso ter equilíbrio para não sofrer de problemas estomacais, digestivos e até alergias alimentares que costumam ser mais comuns nesta época do ano.

“Se você tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, fique atento aos ingredientes das refeições que vai consumir, e não experimentar alimentos novos ou aqueles que você não está habituado a comer. Outra recomendação é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, com atenção especial àqueles pacientes que fazem uso de medicações diárias para que não haja interferência na eficácia ou até mesmo efeitos colaterais indesejados”.

Confira outras dicas:

  • No Brasil, as festas são marcadas pelo calor intenso. Evite roupas apertadas e escuras demais, que ocasionam transpiração;
  • Fique atento à qualidade do sono e crie rotinas de descanso com horários bem definidos;
  • Use chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo;
  • Evite se expor à luz solar no período das 10h às 16h;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Mantenha uma alimentação leve durante o período. Consuma frutas, legumes e verduras em abundância, e prefira carnes magras ao invés de carnes gordurosas;
  • Cuide da saúde mental. Se você está de férias ou recesso, aproveite para descansar e relaxar.