Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

FICO e FIS firmam parceria estratégica para prevenção à fraude

19 de abril de 2022

FICO e FIS firmam parceria estratégica para prevenção à fraude nos serviços bancários e pagamentos

A solução irá oferecer ainda mais segurança e inovação aos clientes, além de uma nova comunicação digital

São Paulo, abril de 2022 – A FICO, líder mundial em software de análise preditiva e gerenciamento de decisão, e a FIS® (NYSE: FIS), líder global e uma das maiores empresas de tecnologia para o mercado financeiro e de pagamentos no mundo, anunciam uma parceria estratégica para oferecer ao mercado brasileiro as soluções FICO® Falcon® Fraud ManagerFICO® Customer Communication Services para prevenir fraudes nos serviços bancários, transações com cartões e pagamentos. A aliança é fruto da expansão do relacionamento global entre as duas companhias, que já atuam juntas há décadas em outros mercados.

A tecnologia de prevenção a fraudes da FICO é uma solução em tempo real que combina análise preditiva e inteligência artificial para oferecer gerenciamento de prevenção abrangente de fraudes, segurança e conformidade, com foco no ciclo de vida do cliente. Considerada best-in-class, a solução já é utilizada por mais de 9.600 organizações ao redor do mundo, protegendo mais de 2.6 bilhões de contas e ajudando-as a reduzir os riscos de fraudes em mais de 7 bilhões de dólares por ano.

A FIS – presente em 146 países e com mais de 50 anos de mercado, hoje processa mais de 80 milhões de cartões e autoriza 1.5 bilhão de transações no Brasil, sendo US$ 10 trilhões de transações em todo o mundo -, unirá o FICO® Falcon® a sua solução de cartão emissor para proporcionar aos clientes uma camada de segurança ainda mais robusta. Essa evolução, impulsionada pela transformação digital acelerada pela pandemia, é necessária em virtude do significativo crescimento do e-commerce e das constantes mudanças no comportamento dos fraudadores. Uma novidade no mercado brasileiro oferecida conjuntamente é o Falcon® Fraud Predictor – um conjunto de algoritmos de machine learning para analisar o risco de estabelecimentos comerciais em tempo real, utilizando dados comportamentais do estabelecimento e ramo comercial atualizados constantemente.

Clique Para Download

Fabricio Ikeda

Para Fabricio Ikeda, diretor global de Fraude e Compliance da área de parcerias da FICO, a união entre as duas gigantes marca um novo momento para o mercado de segurança. “Estamos focados no mercado emissor do cartão, mas com tecnologias que atendem as demandas do PIX e dos novos meios de pagamentos de carteiras digitais ou blockchain. Essa parceria entre FICO e FIS acontece justamente para nos anteciparmos ao futuro e, claro, estarmos ainda mais preparados para este novo momento, com o Open Banking e Open Finance nos próximos meses, expandindo ainda mais as ofertas de novos meios de pagamento. Vamos oferecer serviços inovadores para o mercado financeiro brasileiro, composto por bancos tradicionais e por empresas varejistas, que também emitem cartões e oferecem contas digitais”, comenta.

Clique Para Download

Marcelo Goes

“Esta parceria trará ainda mais eficiência operacional e assertividade na análise de fraudes dos nossos clientes, com diminuição de falsos positivos e melhora no serviço de atendimento, potencializando a expertise da FIS em Machine Learning. Com a união das tecnologias da FIS e da FICO, a automação no tratamento de dados proporcionará uma experiência melhor aos clientes, mais rápida, mais eficiente e com maior qualidade”, destaca Marcelo Goes, gerente de Soluções para a FIS América Latina.

A partir de agora, os clientes se beneficiarão de uma nova comunicação digital com jornadas de contato em tempo real personalizadas e interativas. Dessa forma é possível, por exemplo, receber no aplicativo ou no SMS os alertas transacionais para confirmação, automatizando todo o ciclo de operação dos casos. O benefício será percebido tanto pelo cliente direto – que é o banco ou uma instituição financeira -, como pelos usuários, ou seja, os portadores de cartões, que passarão a fazer parte ativa do processo de investigação de alertas. Esse trabalho permitirá detectar e conter eventos fraudulentos, reduzir as perdas com fraudes, reduzir os falso-positivos, elevando as taxas de aprovação de transações legítimas, além de trazer uma melhora significativa da experiência dos clientes e taxas de NPS (Net Promoter Score).