Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Extensão na área de TI mobiliza doações para instituições

25 de setembro de 2022

Aplicativo Doe Agora, que integra instituições que precisam de doação e doadores é resultado do projeto de extensão na área de TI

Ascom GT

Não é possível estimar o quanto a Tecnologia da Informação (TI) tem melhorado a vida das pessoas, proporcionando novas possibilidades de interação social. Muitas dessas soluções tecnológicas são resultado de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos por alunos, que se interessam por tecnologias da informação, nas faculdades e universidades.

Participar de atividades que ponham em prática a teoria faz com que os alunos tornem palpáveis as discussões realizadas em sala de aula.. “Nos projetos de extensão os alunos poderão errar e aprender, antes de entrar no mercado de trabalho. Além de poder ser acompanhado por um mentor/professor para orientá-lo nesse processo, sendo fundamental no aprendizado”, afirma Francisco Vital, coordenador pedagógico dos cursos de Ciência da Computação e das Engenharias Mecatrônica e de Produção do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

“O aluno que participa de projetos que são aplicados em cenários reais, passam a ter vantagem em relação aos demais em submissões de seleções de Pós-Graduação, Vagas de Emprego, Vagas de Estágio e até sua rede de contatos aumenta pelo fato que pessoas interessadas na área de estudo da extensão o procuram”, completa o professor.

Outro ponto importante é o retorno social promovido pelas atividades extensionistas, já que seus resultados entregam produtos e soluções importantes para a comunidade. “A sociedade civil, terá benefícios em poder colaborar com um projeto que servirá de base para a criação de novas soluções de negócios que impactam a todos nós. As aplicações em geral, a exemplo da Ifood e da Netflix, torna a vida mais dinâmica”, explica Vital.

Extensão que doa

Maria de Fátima Alves, estudante do 3º período de Ciência da Computação, é uma das participantes do projeto Nerds da Computação e está desenvolvendo um aplicativo que facilitará o recebimento de doações por instituições. “O objetivo do nosso trabalho de extensão, o app Doe Agora, é de fazer uma conexão entre instituições e ferramentas tecnológicas com o intuito de ajudar pessoas que desejam realizar doações do conforto da sua casa”, salienta.

“O aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento, mas podemos dizer que nesse trabalho é possível exercitarmos nossas habilidades para lidar com trabalho em equipe, proatividade e organização, pois estas são as mais procuradas entre recrutadores no mercado de trabalho”, indica a estudante.

A ideia desse projeto surgiu durante a aula de Experiência Extensionista I, quando o professor propôs aos alunos, criar algo que tivesse usabilidade e retorno à sociedade. “Recomendo, muito, que outros alunos participem de projetos de extensão e de pesquisa, pois a experiência amplia nossos horizontes para além do que aprendemos em sala de aula. Além de nos ajudar a sermos protagonistas das suas próprias histórias”, conclui Maria de Fátima.