Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Expectativa da Awin é que negócios com marketing de afiliados cresçam até 55% na Black Friday 2022

16 de novembro de 2022

Crescimento deve ser alavancado pelos setores de eletroeletrônicos e artigos esportivos, devido à Copa do Mundo 2022, pela retomada do turismo pós-pandemia, além da tradicional ampliação de vendas de smartphones e cosméticos, com parte dos consumidores adiantando também suas compras de Natal

A BlackFriday 2022 será atípica, porque ocorrerá simultaneamente à Copa do Mundo 2022, e agora em um cenário com abertura total das lojas físicas, depois da pandemia. Esse contexto deve exigir que o varejo ofereça nessa importante data comercial experiências omnichannel — por isso mesmo as empresas que só têm lojas virtuais tendem a fazer parcerias para garantir entregas mais rápidas, com marketplaces para preencher essa lacuna.

Outra tendência é que os anunciantes ofereçam a opção de retirada e eventual devolução nas lojas físicas, mesmo quando os pedidos forem on-line, uma estratégia que se mostrou muito bem-sucedida em 2021, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). “Mesmo com lojas físicas abertas, o e-commerce crescerá novamente, pois os consumidores gostaram das experiências de compras on-line nos últimos dois anos. Por isso, acredito em um crescimento de até 55% no total de receitas geradas pelas ações de marketing de afiliados, com uma ampliação de 254% na nossa carteira de afiliados e um aumento entre 50% e 60% nas comissões pagas aos afiliados alinhadas com um retorno rentável aos nossos anunciantes”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil, uma das maiores especialistas em marketing de afiliados do mundo.
É realmente um crescimento expressivo, considerando-se que a expectativa, segundo a ABComm, é que a Black Friday deste ano apresente uma movimentação de R$ 6,05 bilhões, 3,5% superior ao de 2021, quando atingiu R$ 5,4 bilhões, contando o período da quinta-feira às 0h até às 23h59 da sexta-feira. Os meios de pagamento que tendem a ser mais usados são os cartões de crédito e os boletos bancários, porque os consumidores vão querer parcelar suas compras, com crescimento do volume de Pix, que no ano passado representou apenas 0,5%.
Segundo Genoveze, a expectativa otimista do marketing de afiliados se baseia em conversas com anunciantes e influenciadores, assim como no aumento da procura pela plataforma de afiliados por clientes de setores de produtos esportivos, televisores, turismo, telecomunicações e cosméticos, entre outros. “Esta Black Friday deverá trazer, além de descontos interessantes, estratégias diversificadas e muito atraentes de cashbacks, que podem chegar a até 20% de dinheiro de volta, além de ações específicas para consumidores de alguns nichos específicos, por exemplo, de esportes, que podem ter acesso a produtos mais premium”, acredita o executivo da Awin.
Setores que devem ser mais procurados na BlackFriday 2022
Alguns setores já despontam como geradores de receitas na Back Friday deste ano são:

  • Artigos esportivos — devem apresentar crescimento de cerca de 147%, em função da data coincidir com o início da Copa do Mundo 2022. Para se ter uma ideia, já foi registrado um recorde mundial de vendas de camisetas de seleção, na comercialização da nova camiseta oficial da seleção brasileira de Futebol em agosto, por exemplo.
  • Eletroeletrônicos & Eletrodomésticos– as vendas de televisores tendem a crescer 130%, pois os consumidores brasileiros gostam de reunir família e amigos para assistir aos jogos da seleção nacional e a experiência é ainda melhor em grandes televisores com alta definição.
  • Turismo — depois de dois anos de retenção devido à pandemia, as pessoas estão ansiosas por viajar, inclusive no fim do ano, e viver novas experiências nos mais variados destinos nacionais e internacionais. Esta procura intensa deve ampliar em 42% as vendas influenciadas por afiliados.
  • Cosméticos — é um dos campeões de vendas na BlackFriday há vários anos e a tendência é que suas vendas sejam ampliadas em 121% em 2022, pois a data é uma ocasião na qual os consumidores buscam por produtos mais caros e sofisticados, que podem ser adquiridos por melhores preços.
  • Brinquedos e videogames — deve crescer cerca de 35% e 47%, respectivamente, pois os pais tendem a adiantar as compras dos presentes de Natal e o setor pode oferecer descontos e cashbacks interessantes em produtos que são sonho de consumo de crianças e adolescentes.

“Esta BlackFriday representa uma oportunidade importante de retomada e ampliação das vendas para diferentes setores da economia, que têm sido desafiados pela situação econômica atual. Por este motivo, eu acredito que poderemos ser surpreendidos novamente com resultados interessantes, gerados por ações cada vez mais criativas e efetivas dos influenciadores afiliados”, conclui Genoveze.