Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Executivos visitam projeto social que reabilita crianças com deficiência

12 de abril de 2022

Executivos visitam projeto social que reabilita crianças com deficiência a partir da canoagem 

Iniciativa acontece na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e conta com apoio da Europ Assistance Brasil e CEABS Serviços 

Um projeto social que visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem. Este é o trabalho do ‘Instituto Remo, Meu Rumo’, ONG que conta com a chancela do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e com o apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), da Europ Assistance Brasil e da CEABS Serviços por meio da lei de incentivo ao esporte.

A entidade foi criada com o objetivo de facilitar a inclusão, viabilizando a prática deste esporte adaptado para jovens com deficiência, a fim de promover seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Ao longo de nove anos de atividades, os resultados apontam para uma melhora considerável nessas três áreas.

A iniciativa envolve avaliação, acolhimento dos alunos e familiares, programação de atividades esportivas, prática do remo, alongamento, além de propiciar as vivências dos valores do esporte, como a disciplina, a determinação, a perseverança, o coleguismo, o trabalho em equipe e o equilíbrio.

Para conhecer de perto esse projeto, a Europ Assistance Brasil e a CEABS Serviços, empresa parte do grupo, levarão nesta quarta-feira (13.04) alguns dos seus principais executivos até a raia olímpica da USP, na Cidade Universitária, onde a ONG tem sua sede. A ideia é propiciar aos seus colaboradores a experiência vivenciada pelos alunos. A ação contará também com a presença dos professores ex-atletas da seleção brasileira de remo que irão coordenar uma ação de integração com os executivos.

“Esse projeto está totalmente alinhado aos pilares de responsabilidade social e sustentabilidade da nossa empresa. Essa iniciativa vai de encontro aos nossos valores, que é o cuidado com as pessoas, e certamente será um dia especial para todos nós”, acredita Paulo Mártires, vice-presidente e diretor financeiro das duas empresas.

Neste mesmo dia, haverá o batismo do barco em nome da EABR e CEABS, com as respectivas logomarcas, e estouro de champagne em celebração. Os executivos ainda participarão de um coffee break, além de uma ação de integração de coaching com a prática do remo.

O Instituto Remo, Meu Rumo atende atualmente mais de 150 crianças por semana. Os pacientes são encaminhados pelo IOT do HCFMUSP e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Por isso, além dos professores de educação física, a entidade conta também com uma equipe multidisciplinar de saúde formada por fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

“A ideia principal é fazer a transição do hospital para a raia olímpica da USP, usando o esporte como uma ferramenta de reabilitação, abrindo oportunidades para que esses jovens conheçam as práticas e ganhem força, equilíbrio, condicionamento, autoestima, habilidades sociais e sejam melhores cidadãos”, concluiu Patrícia Moreno Grangeiro, idealizadora do projeto.

Sobre o Instituto Remo, Meu Rumo

Instituto Remo Meu Rumo, projeto social esportivo de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física, estimula a reabilitação física e emocional por meio da prática do remo e canoagem. A iniciativa foi idealizada por Patrícia Moreno Grangeiro, médica assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente de honra e coordenadora acadêmica da entidade, fundada em 2013.

Sobre a Europ Assistance Brasil

A Europ Assistance Brasil (EABR) foi fundada em 1996 e atualmente está entre as cinco maiores empresas de assistências do País. A companhia atua em cinco linhas de negócios diferentes: automóveis, viagens, saúde, residencial e concierge. Em 2014, adquiriu 100% da CEABS, empresa especializada em rastreamento, monitoramento, telemática e gestão de riscos e frotas. A EABR faz parte da Europ Assistance Group, que atende clientes em mais de 200 países e conta com uma rede de 750 mil prestadores e 39 centros de assistência pelo mundo. Para saber mais, basta acessar www.europ-assistance.com.br.