Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Ensino a distância abre portas para todos

13 de maio de 2016

bittarImagine um profissional que mora em uma cidade distante dos grandes centros e que, mesmo sendo desenvolvida, é carente de instituições de ensino que supram a demanda por capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho. Há 20 anos esse era um grave problema, pois, no melhor cenário, era preciso fazer deslocamento diário para uma cidade que oferecesse aulas presenciais. Em alguns casos, fazia-se necessário, até, mudar de cidade, como aconteceu com muitas pessoas, especialmente aquelas que moravam no interior.

O advento da tecnologia mudou esse panorama, ao democratizar o acesso à educação por meio da modalidade de Ensino a Distância (EAD), a que mais cresce no País. Graças a ela, hoje milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo conseguem ampliar sua formação técnico-acadêmica, inclusive em segmentos bastante específicos, caso da indústria de seguros.

Os benefícios do EAD são inúmeros: horários de estudo flexíveis, possibilidade de estudar em qualquer lugar, valores mais acessíveis e oferta de cursos gratuitos são alguns dos mais relevantes. Com a possibilidade de alinhar tempo, local e ritmo dos estudos, a modalidade conquista cada vez mais adeptos, principalmente o público jovem, que passa boa parte do tempo conectado ao mundo virtual e enxerga nos cursos a distância uma maneira prática e rápida de obter formação, até para o sonhado primeiro emprego.

Atenta aos movimentos da sociedade e, em especial, da área de educação, a Escola Nacional de Seguros vem investindo fortemente na expansão da modalidade a distância (www.funenseg.org.br/ead), tendo reformulado, recentemente, sua plataforma de ensino e criado a Escola Virtual. Como resultado, ampliou-se significativamente o leque de cursos, que ganharam novos recursos e oferecem a mesma excelência do ensino presencial. Somente em 2015, contabilizamos mais de 8,1 mil alunos em nosso EAD, que oferece material didático on-line, materiais complementares, espaço para contato com tutores de cada disciplina, fórum com outros alunos, exercícios e simulados de prova.

A oferta abrange diversas categorias de cursos, como os de aperfeiçoamento, técnicos, preparatórios (inclusive para certificação internacional), corporativos e gratuitos, esta última incluindo dois cursos de extensão. Para o futuro, a Escola ambiciona incluir o bacharelado em administração e seguros, a graduação tecnológica e diversos MBAs. Dessa maneira, estará praticamente completo o ciclo de formação e especialização também na Escola Virtual.

As novas tecnologias que irão surgir, somadas à expertise de uma instituição que promove, há 45 anos, o ensino do seguro em todo o País, trarão infinitas possibilidades. Por isso, tenho certeza absoluta de que continuaremos galgando patamares ainda mais elevados e possibilitando que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso ao conhecimento, nas cinco regiões do Brasil. Essa é a nossa missão, e ela seguirá sendo cumprida à risca, com plena excelência.

Robert Bittar
Presidente da Escola Nacional de Seguros