Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus alagoanos reúne gestores do alto e médio sertão

02 de maio de 2023

Evento teve objetivo de discutir ideias, debater estratégias e fortalecer a rede de equipamentos culturais

Daniel Borges/Ascom Secult

Bibliotecários, museólogos, gestores e funcionários de bibliotecas e museus da região do alto e médio sertão alagoano participaram, na sexta-feira (28), na Faculdade São Vicente (FASVIPA), no município de Pão de Açúcar, do VI Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e I Encontro Regional de Museus. O evento foi promovido pela Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas (SBPEAL).

Ao todo, 11 municípios participaram da ação. O grupo foi recebido pela coordenadora do SAM e SBPEAL, Mira Dantas, que realizou uma oficina de organização de acervos bibliográficos e museais e um bate-papo sobre desafios na manutenção desses equipamentos nas cidades.

“Foi um encontro muito proveitoso onde conversamos e discutimos perspectivas e políticas públicas para museus e bibliotecas, assim como também a sensibilização da importância desses equipamentos em cada município e, claro, uma oficina prática para organização desses espaços e facilitar o transporte da sua memória para outros tempos”, disse.

Para o diretor de Cultura de Piranhas, Fábio Moura, o evento foi um momento importante e fundamental para conhecer e trocar ideias com outros gestores do Estado. “O encontro atendeu nossas expectativas. Que a gente possa se unir cada vez mais para propagar a nossa cultura”, destacou.

Na ocasião, o público também teve a oportunidade de conferir a apresentação do grupo folclórico de Chegança Bom Jesus dos Navegantes, Folguedo popular do século XVIII, em que figuram danças e cenas que narram as lutas medievais entre cristãos e mouros, as histórias de marujos e de viagens marítimas entre Brasil e Portugal.

A expectativa é que outras regiões do Estado recebam o encontroao longo do ano. “Nosso objetivo é alcançar cada vez mais espaços de leitura e memória para discutir ideias, debater estratégias e fortalecer a rede de equipamentos culturais”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.