Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Empresas podem tornar seus terminais logísticos mais eficientes e seguros com soluções unificadas de segurança 

01 de março de 2023

Com Genetec Security Center e suas ferramentas, é possível aperfeiçoar o monitoramento e os controles de acesso, gestão dos centros de distribuição e das docas, com maior eficiência, inteligência de negócios e segurança. Os visitantes da Intermodal terão a oportunidade de conhecer estas soluções ao visitarem o estande do Governo do Canadá

MONTRÉAL, 27 de fevereiro de 2023 — A crise logística gerada pela pandemia destacou ainda mais a importância da implementação de estratégias logísticas adequadas e preparadas para atender as demandas do cotidiano, assim como novas demandas em momentos críticos. Diante deste cenário e da necessidade de ampliar produtividade e eficiência, reduzir custos e ter mais segurança, a tendência das empresas do setor em optarem por instalarem seus centros de distribuição (CDs) em condomínios logísticos vêm se consolidando.

Genetec , fornecedora líder de tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, alerta para a relevância de manter estruturas logística seguras, seja em estruturas próprias de logística ou nestes condomínios, e também operacionalmente mais inteligente visando de garantir o sucesso dos negócios a médio e longo prazos. Por envolver desde o correto armazenamento e manuseio dos produtos (muitos de alto valor como eletroeletrônicos, celulares, joias, perfumes e bebidas etc.) nos CDs até sua distribuição e entrega efetiva nos pontos de venda, a logística exige soluções operacionais e de segurança que abranjam todos os elos da cadeia de suprimentos.

Nesse contexto, o Genetec Security Center, plataforma unificada e federada, apresenta-se como uma alternativa valiosa garantindo o monitoramento, controle e segurança, além de auxiliar nas operaçoes tornando-as mais eficiente e inteligente. A plataforma da Genetec conta com o sistema de controle de acesso IP Genetec Synergis, que possui uma abordagem moderna capaz de se conectar aos demais sistemas de acesso das companhias, o que possibilitar a checagem de informações de cadastros e autorizações, oferecendo percepções mais precisas sobre áreas restritas, contribuindo para decisões mais assertivas.

Simultaneamente, com o Genetec AutoVu é possível realizar a leitura de placas dos veículos que ingressam no CD e, com o uso de analytics da, os gestores podem localizar rapidamente áreas livres para recebimento de novas mercadorias ou a doca correta para que os motoristas dos caminhões de retirada cheguem rapidamente ao destino e sigam seus trajetos. “Ou seja, aperfeiçoa o monitoramento e controle da entrada e saída dos caminhões, tornando o processo mais automatizado e contribuindo para redução do tempo despendido em cada operação, trazendo ganhos efetivos em termos de agilidade e eficiência”, explica Alexandre Nastro, Gerente de Vendas para as Verticais de Governo e Infraestrutura da Genetec Brasil.

As empresas podem contar também com o Genetec Sipélia, um sistema de gerenciamento de comunicação que centraliza as comunicações baseadas em VoIP. “É uma ferramenta que aumenta a atenção da equipe de segurança ao unificar as chamadas recebidas com o restante do sistema de segurança. Esta característica possibilita que em momentos de emergência seja realizada uma ação rápida e integrada, que envolva diferentes áreas da organização”, explica Nastro.

Dentro dos CDs, o Genetec Security Center, com todas suas ferramentas unificadas, ajuda a equipe de segurança a monitorar e controlar a utilização do espaço, garantindo a gestão operacional do armazenamento e contribuindo para que os produtos sejam armazenados nos locais adequados com segurança, devidamente monitorados e com seu manuseio controlado. Se ocorrer alguma incoerência, é acionado o Genetec Mission Control, uma ferramenta que gere decisões e ajuda você a entender os eventos, bem como a identificar os riscos efetivos e rapidamente definir o melhor curso de ação. “Ela simplifica a coordenação de resposta entre stakeholders, agilizando a resolução de incidentes por antecipar a situação e permitir que assumam o controle para a solução”, enfatiza o executivo.

O Genetec Security Center realiza também a gestão de câmeras de vídeo vigilância perimetrais com analíticos IA (Inteligência Artificial) e radares de solo (dispositivos enterrados ao longo do perímetro), que detectam quaisquer movimentos nas proximidades, ou seja, monitoram o entorno da área logística, e avisam a Central de Segurança de imediato. Segundo Nastro, a companhia pode ainda solicitar ao fornecedor que faz o rastreamento dos veículos que envie suas informações à Central de Segurança que, com o Genetec Clearance, reúne os dados de telemetria dos caminhões com as imagens captadas nos vídeos e armazena em pastas específicas, o que facilita, se necessário, que no futuro sejam analisadas ocorrências por diversos ângulos pelas equipes de segurança e de auditoria da organização, bem como seu encaminhamento às autoridades públicas.

Os participantes da Intermodal South América, maior evento de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que ocorre no período de 28 de fevereiro a 2 de março, podem conhecer estas e outras soluções da Genetec visitando o estande do governo de Quebec na feira, para conversar com os representantes da companhia canadense.