Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Em 15 dias, Hospital do Coração Alagoano realiza 38 cirurgias de marcapasso e zera fila de espera no SUS

31 de maio de 2023

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, realizou 38 cirurgias para implantação de marcapasso durante os últimos 15 dias e, com isso, zerou a fila de espera no Estado. Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos foram os classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera da unidade.

O marcapasso é um pequeno aparelho implantado perto do coração, que visa monitorar e controlar os batimentos cardíacos, principalmente quando estão mais lentos que o normal. Dessa maneira, é possível garantir que o órgão irá bombear o sangue adequadamente, pois são emitidos impulsos elétricos quando os batimentos estão irregulares ou muito fracos.

O cirurgião cardiovascular do Hospital do Coração Alagoano, Kleberth Tenório, destacou a importância das cirurgias para ajudar a zerar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). “A iniciativa demonstra o comprometimento e a dedicação da equipe médica e dos profissionais de saúde em oferecer cuidados de qualidade, melhorando a vida dos pacientes e promovendo a saúde cardiovascular”, salientou.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, parabenizou a equipe multidisciplinar pelo trabalho realizado nas últimas duas semanas e ressaltou o desempenho da unidade hospitalar, ao se tornar referência regional em procedimentos de marcapasso. “Coordenar e regular os pacientes cardiopatas que necessitam de intervenção cirúrgica é uma tarefa importantíssima para garantir o pleno atendimento necessário aos alagoanos que sofrem de doenças cardíacas. Nosso hospital já é referência e nossa equipe multidisciplinar está de parabéns pelo empenho e dedicação”, ressaltou.

 

Implantes de marcapasso foram realizados pela equipe liderada pelo médico Kleberth Tenório. Foto: divulgação

 

Divisor de Águas

Mais uma vez o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, voltou a destacar que o Hospital do Coração Alagoano é um divisor de águas na saúde pública de Alagoas.  “A unidade foi a primeira hospitalar inaugurada em nossa gestão, porque ainda éramos um dos poucos estados brasileiros que não contava com um serviço exclusivo pelo SUS para tratar das doenças cardiovasculares. Em menos de um ano já estamos revolucionando a saúde pública com a realização de procedimentos importantes para a população”, salientou o gestor.

Gustavo Pontes de Miranda recordou que o Hospital do Coração Alagoano já registrou 9.364 mil atendimentos desde a sua inauguração, em setembro do ano passado. Deste total, 287 foram procedimentos cirúrgicos, entre implantações e trocas de marcapassos, revascularizações do miocárdio, trocas valvares, correção de aneurismas de raiz aorta, dissecção de aorta, estudos eletrofisiológicos e janelas pericárdicas. Também foram realizadas 1.929 ressonâncias magnéticas, 1.505 ecocardiogramas, 1.224 eletrocardiogramas, 233 tomografias, 30 angiotomografias, 60 halteres, 210 testes ergométricos, 150 ultrassonografias, 1.633 raios-x e cinco telemetrias.

A Unidade

O Hospital do Coração Alagoano, inaugurado em setembro de 2022, possui um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos. A unidade foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual e recebeu investimentos da ordem de R$ 55 milhões.

Com as 38 cirurgias para implante de marcapasso, Hospital do Coração Alagoano zerou a fila de espera para o procedimento no Estado. Foto: Clara Cleto