Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Doenças pneumocócicas têm origem bacteriana

29 de julho de 2022

Doenças pneumocócicas têm origem bacteriana e são responsáveis por mais de 70 mil mortes de idosos por ano no Brasil

Otorrino explica que contaminação aumenta durante o inverno e vacina, além da adoção de hábitos saudáveis de vida, são o principal meio de prevenção

As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae e, de uma maneira geral, costumam ser prevalentes na população, pois muitas pessoas saudáveis carregam o microrganismo nas mucosas do nariz e da garganta. No entanto, é preciso ficar atento às complicações que essas patologias podem gerar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,6 milhão de pessoas morrem por ano por causa das doenças pneumocócicas. No Brasil, as estatísticas revelam que elas são responsáveis por 272 mil internações e mais de 70 mil mortes por ano de pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O otorrinolaringologista do Sistema Hapvida Maceió, Dr. Gleydson Lima, chama atenção para a importância do diagnóstico precoce dessas patologias que, se não tratadas corretamente, podem levar à morte em um curto espaço de tempo.

Conheça os principais tipos de doenças pneumocócicas

Pneumonia, meningite, sinusite e otite são algumas das mais conhecidas doenças pneumocócicas. O médico explica que durante o inverno e o início da primavera a contaminação aumenta, sendo o contato de pessoa para pessoa, por meio da inalação de gotículas infectadas, o principal meio de transmissão.

“A doença se desenvolve quando o microrganismo se multiplica no corpo e ocorre, geralmente, por incapacidade do sistema imunológico de combater o invasor”, comenta o especialista. Quando uma pessoa é infectada, os sintomas tendem a ser variáveis e dependem do órgão afetado.

“A pneumonia causa febre, calafrios, faltar de ar, tosse e uma sensação geral de mal-estar, assim como a meningite, que, além desses sintomas, também provoca rigidez no pescoço. A otite, por sua vez, além da dor de ouvido, resulta em tímpanos vermelhos e abaulados, perda da audição e desequilíbrio. Já a sinusite gera secreção de pus no nariz, obstrução nasal e dor nos ossos da face”, afirma o otorrino.

Importância da vacinação e hábitos saudáveis de vida

Atualmente, a vacina pneumocócica é a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, que também podem gerar consequências graves à saúde de crianças e pessoas com doenças crônicas. Por isso, o imunizante é indicado, principalmente, para os pequenos com mais de dois meses, além de idosos acima dos 65 anos de idade.

“Também é fundamental que as pessoas mantenham hábitos saudáveis, boa higiene, boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos, além de não descuidar de doenças existentes, como cardiopatias, diabetes, hipertensão e qualquer enfermidade que afete o sistema imunológico”, conclui.