Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Doc produzido pela ONU com apoio da Escola estreia no Rio

20 de setembro de 2016

RioAmanhã, 21 de setembro, o Cinema Odeon, no Rio de Janeiro (RJ), será o palco da primeira exibição do documentário CenaRIO: Sustentabilidade em Ação. Sob o viés do desenvolvimento sustentável, a produção apresenta 16 histórias de sucesso de microempreendedores de todas as regiões da cidade do Rio e da Baixada Fluminense.

O filme foi produzido pelo Centro RIO+, da ONU, com apoio da Escola Nacional de Seguros. As imagens foram feitas com telefones celulares, por 30 alunos voluntários da Graduação em Administração e Seguros, da Escola, que observaram iniciativas criativas que contribuem para a sustentabilidade e igualdade social.

Contando com o apoio de documentaristas, produtores, fotógrafos e cineastas do Rio, o resultado é um documentário de 25 minutos, que será disponibilizado para os 166 países onde o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) atua.

No decorrer de um semestre, denominado Semestre do Desenvolvimento Sustentável, os estudantes percorreram o Rio e a Baixada Fluminense para divulgar a nova agenda da ONU para o desenvolvimento. Alguns dos protagonistas do documentário foram capacitados pelo Projeto Ressignificando o Futuro, iniciativa da Escola que une inclusão social e empreendedorismo.

Segundo Mario Pinto, diretor de Ensino Superior da Escola Nacional de Seguros, a parceria com a ONU é um exemplo de que grandes transformações podem ser obtidas com poucos recursos. Ele destaca o papel do Ressignificando o Futuro na qualificação e inclusão social dos empreendedores.

“O Projeto ataca um dos problemas centrais da sociedade moderna: como fazer uma transformação radical no nosso entorno, de forma a levar os benefícios do progresso a quem dele precisa. Para atingir esse objetivo, unimos educação e empreendedorismo de forma efetiva e duradoura. Na medida em que microempreendedores aprendem técnicas de gestão compatíveis com sua realidade, conseguem melhorar significativamente seus negócios e, por tabela, sua condição de vida”, explica.

A exibição será às 18h, no Cinema Odeon, no Rio de Janeiro. A participação é gratuita, com registro prévio pelo site www.funenseg.org.br.

Fonte: Escola Nacional de Seguros