Foi criado um pequeno dispositivo, de apenas 30 dólares, capaz de destrancar carros de diversas marcas do mercado
Quando uma pessoa estaciona o carro, o primeiro impulso é o de trancar o veículo e ir embora. Nunca se espera que seja fácil entrar no interior do carro, a não ser por arrombamento. Mas, sem qualquer intuito de assaltar carros, o hacker Samy Kamkar, desenvolveu um pequeno dispositivo, de baixo custo, capaz de emitir o código necessário para destrancar portas (tanto de carros como de portões) com fecho automático como comando.
O dispositivo, vendido por apenas 30 dólares, é capaz de abrir carros da Chrysler, Daewoo, Fiat, General Motors, Honda, Toyota, Volvo, Volkswagen, Clifford, Shurlok e Jaguar, e também pode abrir diversos dispositivos instalados em portões eletrônicos.
O hacker criou o RollJam com o objetivo de alertar os fabricantes de automóveis sobre os perigos de segurança associados às travas eletrônicas e aos controles remotos.
O dispositivo foi criado com base nos chips do mercado americano. A sua forma de funcionamento não é muito complexa do ponto de vista teórico. Basicamente, o condutor ao tentar trancar o carro com o comando vai emitir um código que será guardado e bloqueado pelo dispositivo. Como para o condutor o carro não ficou trancado ele vai novamente pressionar o comando emitindo um novo código. Este novo código é também guardado e bloqueado pelo dispositivo, que neste segundo momento emite também o primeiro código gravado, trancando o carro.

RollJam, foi criado com base nos chips do mercado americano
Ou seja, o dispositivo, conseguiu um segundo código que irá permitir destrancar o carro, podendo ser utilizado a qualquer momento.
Ao contrário de outros casos (como os tokens bancários, por exemplo), os códigos destas fechaduras não expiram ao fim de algum tempo, o que permite que o código possa ser utilizado posteriormente. Esta falha é extremamente grave e o hacker desenvolveu o dispositivo para que ela seja resolvida.
Casos no Brasil

Marcelo Tadeu, detido pela Polícia Rodoviária | Foto: Divulgação
Enquanto isso, diversos casos de “arrombamento limpo” com este dispositivo acontecem no Brasil. Na terça-feira (04/08) dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar Rodoviária, no bairro Gramadão em Jundiaí, São Paulo. Eles foram autuados por furto qualificado. Segundo a Polícia Civil a dupla estava com um dispositivo eletrônico que bloquava o acionamento da trava dos veículos para evitar a necessidade de arrombamento.
Novo golpe era usado em furtos a veículos
Alerta de segurança pública foi feito no Canadá
Fonte: ARS Technica / jj.com.br / Auto Esporte