Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Dirigentes participaram de eventos internacionais

22 de junho de 2016

Divulgação Escola Nacional de Seguros

Divulgação Escola Nacional de Seguros

Os diretores da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos (Executivo), Claudio Contador (Centro de Pesquisa e Economia do Seguro – CPES) e Maria Helena Monteiro (Ensino Técnico) representaram a Instituição em dois importantes eventos mundiais do mercado de seguros, realizados em Singapura, entre 11 e 15 de junho.

No dia 11, os dirigentes participaram do encontro das escolas de seguros, promovido pelo Institute for Global Insurance Education (IGIE), organização que reúne instituições de ensino de seguros de diversos países. Em pauta, temas como as competências requeridas pelo mercado e a necessidade de formação de lideranças. Os representantes da Escola tiveram a oportunidade de apresentar as principais atividades desenvolvidas e números recentes da Instituição. As demais escolas de seguros demonstraram forte interesse nas pesquisas elaboradas pelo CPES.

Já o Fórum Global de Seguros, que aconteceu entre os dias 12 e 15 e foi organizado pela International Insurance Society (IIS), teve como tema inovação e transformações na indústria de seguros. O evento reuniu cerca de 500 executivos de seguradoras, resseguradoras, escolas de seguros e demais instituições do setor de seguros de todo o mundo.

Na terça-feira, 14, o diretor do CPES, Claudio Contador, palestrou em um dos painéis do evento. Ele abordou o trabalho desenvolvido há 45 anos pela Escola Nacional de Seguros, bem como sua importância para disseminação do conhecimento e da pesquisa em seguros. Para isso, citou a parceria da instituição com órgãos de pesquisa e de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior.

Contador também reforçou o trabalho do CPES, fundado em 2014. Em sua explanação, foram citados temas em destaque nos relatórios e estudos produzidos pelo Centro, entre os quais acidentologia e vitimação no trânsito, meio ambiente e catástrofes, gestão de riscos, dados demográficos e saúde.

Bate-papo com a ONU. Outro importante evento que contou com a participação de representantes da Escola foi a “Roda de conversa: o engajamento jovem na agenda sustentável da ONU”, realizado na noite da última quarta-feira, 15 de junho, no auditório da Sede da Escola, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).

O coordenador da Graduação em Administração e Seguros no Rio de Janeiro, José Varanda, participou da abertura. Promovido pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) e o AIESEC, ONG voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, o encontro contou com participação da diretora do Centro RIO+, Layla Saad, que falou sobre a Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Também ministraram palestra o consultor de projetos de desenvolvimento do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão, que abordou o papel da juventude no alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, e Laura Nery, presidente da AIESEC no Rio de Janeiro, que abordou a participação e liderança jovem.

Crédito das fotos: divulgação Escola Nacional de Seguros;

Legenda: 8481 – O diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, Claudio Contador, foi um dos palestrantes do Fórum Global de Seguros, em Singapura.