Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Diagnóstico precoce e mapeamento genético podem ajudar a diminuir impactos do câncer de próstata

17 de novembro de 2022

Seguro pra Vida da BB Seguros oferece indenização para detecção da doença em fases iniciais e também estudo do DNA, importantes alternativas no esforço de conscientização para a prevenção da doença durante o Novembro Azul

São Paulo, 14 de novembro de 2022 — Nesta semana é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata (17/11), data que deu origem ao Novembro Azul e tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção da doença, que atinge a população masculina. No seguro pra Vida da BB Seguros, a cobertura para doenças graves, que oferece indenização quando do diagnóstico de câncer em estágio primário, e também o benefício premium de mapeamento genético, que fornece um panorama das predisposições genômicas de um indivíduo, são importantes aliadas para lidar com os potenciais impactos da enfermidade no organismo.

A possibilidade de haver 90% de chance de cura do câncer de próstata caso o mesmo seja detectado precocemente, segundo difundido por especialistas, e iniciativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de desenvolver estudos genéticos sobre casos da doença no Brasil, reforçam a importância de uma atitude preventiva, até devido ao fato verificado pelo próprio instituto de que as causas dela variam conforme características da população. Ainda segundo dados do INCA, em 2020 surgiram cerca de 65 mil novos casos no país, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

“Se precaver e priorizar o cuidado com a saúde são hábitos em crescimento entre os homens brasileiros e o próprio conceito do seguro como um serviço para ser usado independentemente da ocorrência de sinistros, como é o nosso, acompanha esse movimento”, analisa Letícia Gama, Gerente Executiva de Produtos de Vida da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “Até o terceiro trimestre deste ano, houve crescimento de cerca de 10% na adesão de homens ao seguro pra Vida, em relação ao mesmo período do ano passado, o que corrobora essa percepção”, acrescenta a executiva.

Alimentação equilibrada, atividade física e o não consumo de cigarros e bebidas alcóolicas são outros pontos importantes no esforço de diminuição dos riscos, sendo também necessário o monitoramento dos sintomas, que podem surgir ainda na fase inicial da doença.