Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Detran orienta que proprietários de veículos concluam processo de emplacamento em até 30 dias

19 de outubro de 2023

João Victor Barroso / Ascom Detran

Quando uma pessoa compra um veículo 0km, solicita alguma alteração de dados ou precisa fazer a substituição da placa cinza pela placa Mercosul, o proprietário deve acionar o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) para que uma nova placa seja emitida. Com o objetivo de agilizar a comunicação entre o órgão estadual, os usuários e também as empresas estampadoras de placas, o Detran definiu um prazo de 30 dias para que todo o processo seja concluído.

De acordo com Ana Sarah de Pádua, assessora técnica da gerência de fiscalização e controle do Detran, agora, as autorizações emitidas pelo órgão darão ainda mais segurança aos usuários no momento do emplacamento dos veículos.

“Ficou estabelecido que o processo de emplacamento deverá ser finalizado em até 30 dias. Então, além dos proprietários, as estampadoras têm a obrigação de, assim que receber essa demanda, fazer a inclusão no sistema nacional e finalizar o processo. Caso não seja feito dentro desse prazo, a autorização será  automaticamente cancelada, sendo necessário que os proprietários abram um novo serviço no Detran”, informou a assessora técnica.

Com a autorização gerada pelo Detran, o proprietário pode ir até qualquer estampadora de placas para fazer a instalação no veículo. Em Alagoas, 13 municípios possuem estampadoras de placas credenciadas ao órgão, com cerca de 50 empresas distribuídas pelo estado.

Nos casos de cancelamento da autorização, os proprietários deverão iniciar um novo procedimento, com o pagamento de guia e uma nova vistoria.Em caso de dúvidas, o usuário ou as empresas podem entrar em contato com o Detran por e-mail: emplacadoras@detran.al.gov.br