Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Detran-AL alerta para notícia falsa sobre DPVAT

05 de janeiro de 2019

Por G1 AL

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) alertou nesta sexta-feira (4) que é falsa a mensagem divulgada no WhatsApp e em outras redes sociais sobre o desconto na taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

A notícia falsa que começou a circular no início da primeira semana de 2019 diz que quem pagar antecipadamente a taxa, teria desconto do valor total. Contudo, o valor do DPVAT não varia de acordo com a data, e só pode ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA – que ainda não teve calendário definido pela Secretaria de Estado Fazenda de Alagoas.

Somente no caso de veículos isentos do IPVA, o pagamento DPVAT deve ser realizado juntamente com o emplacamento ou no momento do licenciamento anual.

A equipe do Fato ou Fake, da Globo, já havia checado a informação e comprovado que não há descontos no pagamento antecipado da taxa.

O Detran esclarece que, segundo a Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, o valor é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), e que a variação é referente à categoria de cada veículo.

Diferente do que diz a mensagem que está sendo compartilhada, o valor é fixo para todo o ano de 2019. Confira abaixo a tabela com os valores para cada tipo de veículo.

Tabela DPVAT 2019 — Foto: ReproduçãoTabela DPVAT 2019 — Foto: Reprodução

Tabela DPVAT 2019 — Foto: Reprodução