Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Defesa Civil de Maceió faz vistorias em residências afetadas por fortes chuvas em São Sebastião/SP

06 de março de 2023

Ação faz parte das atividades que são realizadas pós-desastre

A equipe da Defesa Civil de Maceió, enviada a São Sebastião/SP, para auxiliar nas ações pós-desastre que atingiram os moradores da cidade, iniciou os trabalhos técnicos no município paulista. As fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra, colapso de residências e enchentes, provocando a morte de 65 pessoas.

O grupo foi recebido pelos órgãos de defesa civil para alinhamento de ações, obtenção de dados e, em seguida, os profissionais iniciaram as visitas de reconhecimento preliminar na região de Topolândia, em São Sebastião, com uma análise da área onde ocorreu deslizamentos de solo.

Os técnicos da Defesa Civil de Maceió fizeram, ainda, o aerolevantamento com drone para delimitação do polígono que foi atingido e realizaram visitas às casas atingidas pelo desastre para diagnóstico estrutural. “Esses dois dias foram bastante cansativos, mas já estamos com a sensação de satisfação por estar aqui. As pessoas estão precisando muito da nossa ajuda. Viemos com uma equipe multidisciplinar e, por causa disto, nosso trabalho tem sido bastante relevante”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

Entre as ações previstas estão as vistorias e encaminhamentos dos atingidos para os benefícios sociais eventuais, como também a solicitação de demolição das residências com risco iminente de colapso.

Além das vistorias, a equipe mapeou áreas com possibilidade de novos eventos como deslizamentos. “Fizemos um sobrevoo de helicóptero no bairro Itatinga, o que nos proporcionou identificar melhor a proporção do evento e, percebemos que o local foi bastante atingido”, acrescenta o coordenador.

Os dados meteorológicos ainda indicam a possibilidade de chuva, o que deixa as equipes, tanto de Maceió, quanto das demais que trabalham no local, em alerta.

A Defesa Civil de Maceió realizou, somente nesta sexta-feira (3), mais de 60 ocorrências e trabalha em conjunto com a Defesa Civil de São Sebastião para dar celeridade aos atendimentos. “Estamos fazendo ações para eliminar todo e qualquer tipo de risco e levar a decisão técnica e segura para os moradores”, informou o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos.

As cidades vizinhas também solicitaram a ida da Defesa Civil de Maceió para auxiliar nas demandas. “Inicialmente concluiremos as atividades em São Sebastião para, posteriormente, analisarmos a possibilidade de estendermos os trabalhos para essas cidades vizinhas”, conclui Abelardo Nobre.

Integram o grupo da Defesa Civil de Maceió, além do coordenador-geral, profissionais das áreas de engenharia ambiental, engenharia de agrimensura e cartografia, engenharia civil, engenharia elétrica, geografia e geologia. A equipe vai permanecer na cidade paulista por mais oito dias.