Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

CPES lança livro sobre riscos na agropecuária

17 de junho de 2017

Importante segmento da economia nacional, a agropecuária é responsável por 33% dos empregos e responde por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o segundo maior exportador de alimentos do mundo.

A agropecuária, no entanto, está exposta a uma série de riscos que podem ser prejudiciais à atividade, como variações climáticas, pragas, enfermidades e ocorrência de fenômenos naturais.

Com o objetivo de apresentar ferramentas e enfoques para análise dos principais tipos de riscos aos quais a agropecuária está exposta e fornecer informações sobre os instrumentos de gestão de risco disponíveis no Brasil, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, acaba de lançar o livro “Manual de Avaliação de Risco na Agropecuária – Uma Guia Metodológico”.

Fruto de parceria do CPES com o NEA – Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental da Unicamp e o Grupo Banco Mundial, a obra aborda medidas para prevenir o evento adverso, mitigar impactos e enfrentar os efeitos negativos, além de exercícios para melhor compreensão do assunto.

No prefácio, o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, afirma que, por conta da importância econômica da atividade agropecuária no Brasil, a gestão de riscos é uma ferramenta urgente. “Este Manual serve como a base para criar conhecimento no setor público e privado sobre o que são os diferentes riscos, como avalia-los e quais são as diferentes estratégias e ferramentas disponíveis para geri-los e reduzir perdas”.

A opinião é compartilhada pelo diretor do CPES, Claudio Contador, que reforça, também no prefácio, a relevância do livro. “O Manual tem um papel importante na discrição e avaliação dos riscos a que o agronegócio está sujeito e como o seguro pode ser inserido e acoplado em medidas preventivas e de mitigação de danos”.

O “Manual de Avaliação de Riscos na Agropecuária – Um Guia Metodológico” pode ser acessado no acervo disponível no site do CPES: cpes.org. Em breve, a publicação estará à venda no www.funenseg.org.br.

Fonte: Escola Nacional de Seguros