Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Coopertrans aumenta eficiência da frota em 80%

20 de junho de 2017

Eficiência e segurança foram fatores determinantes para que a Coopertrans buscasse as soluções de telemetria da MiX Telematics, líder global no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos.

A Coopertrans é uma cooperativa constituída por transportadores autônomos e especializada no transporte de cargas químicas embaladas e líquidas a granel, criada em 1993, e tem uma frota de 192 caminhões e três carros para serviços externos.

Diante de seu foco de atuação, a Coopertrans procurava no mercado uma tecnologia eficiente para que pudesse controlar a frota em tempo real, principalmente nas questões de velocidade e jornada.

De acordo com Marcelo Cândido, analista de qualidade da empresa, “anteriormente ocorria uma demora no levantamento das informações sobre velocidade, uma vez que fazíamos o controle pelo tacógrafo. O tempo de leitura, a entrega dos relatórios e a demora no comparecimento do motorista se perdiam nas ações corretivas – levávamos de 15 a 20 dias para isso, mas agora temos o acompanhamento diário dos picos de velocidade, ou seja, sabemos em tempo real onde o motorista parou, estacionou e o tempo para um determinado evento, o que facilita muito na tomada de decisões das não conformidades”, explica.

Marcelo destaca que como a Coopertrans transporta cargas químicas, qualquer excesso de velocidade é falta grave. “Por isso, a telemetria é importante para a leitura das velocidades dos caminhões, além de sabermos sobre freadas, condições das pistas, entre outros pontos importantes para a segurança das cargas especiais e dos motoristas”.

Jornada de trabalho

Outra solução implementada é a Jornada de Trabalho, exigida pela Lei nº 13.103, conhecida como a de Lei dos Caminhoneiros. Para isso, a MiX Telematics criou um software com sistema automático; basta o condutor se identificar por meio da Chave Azul. Assim, o início da viagem é contabilizado a partir do momento em que o motorista inicia a sua atividade ou permanece à disposição da empresa.

O tempo em espera é contabilizado por locais pré-definidos pela empresa; a refeição é apontada a partir da parada de uma hora contínua dentro do período de refeição Exemplo: entre 10h30 e 16h30, se o motorista fizer parada de uma hora, o sistema entende que é uma refeição.

Outro ponto é que os acordos sindicais são inseridos no sistema de acordo com o Manual Controle de Jornada. O sistema ainda gera relatórios completos para o gestor da frota e a área de recursos humanos, o que facilita muito o processo, além de eliminar as antigas papeletas, que não refletiam exatamente a realidade das jornadas dos motoristas.

De acordo com Bruno Santos, executivo da Mix Telematics, “as soluções de telemetria são destinadas a empresas que precisam gerir suas frotas, garantir a segurança do motorista e rastrear seus veículos com eficiência. Além disso, essa tecnologia contribui para diminuir o impacto no meio ambiente, por conta da economia com combustíveis, pneus, trajetos melhor definidos, ou seja, menor tempo no trânsito e a consequente emissão de gases poluentes, entre outros pontos”.

Fonte: Agência OM