Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Conheça alguns seguros inusitados existentes no Brasil

17 de setembro de 2015

Você já pensou em ser abduzido por um alienígena? Pois saiba que existe um seguro para esta casualidade. Na verdade, para esta e para muitas outras. A indústria de seguros evoluiu muito desde 1808, quando foi registrada a primeira apólice do Brasil. Saiba outros exemplos bizarros e outros que são úteis e já estão incluídos em muitos dos seguros já contratados por você. Lembre-se: Seguro não é apenas contra roubo ou acidentes. Mas também para ajuda-lo a preservar seu patrimônio e evitar prejuízos.

gestanteSeguro para gestantes

Os seguros de viagem oferecem, basicamente, coberturas para morte acidental e assistência médica, mas já existem apólices que garantem tratamento especial às gestantes. É o caso do seguro viagem para gestante, da Mondial Assistance, que cobre despesas médicas relacionadas à gravidez durante a viagem para grávidas até a 26º semana de gestação. Entre as vantagens, estão a cobertura para exames médicos de emergência e ultrassom e imprevistos, como partos prematuros e abortos espontâneos. Este é um seguro muito utilizado para as mães que decidem viajar para comprar o enxoval do bebê.

Proteja seu animal de estimação

Na falta de um plano de saúde para animais de estimação, os donos podem contratar o seguro pet, que cobre despesas médicas, como consultas e exames do animal. Geralmente o cliente paga as despesas e depois pede o reembolso, mas dependendo da seguradora, ela pode contar com uma rede credenciada de veterinários à qual o segurado pode recorrer. Alguns seguros podem oferecer adicionalmente cobertura para procedimentos cirúrgicos, assistência funeral, castração, vacinas, parto, tratamento odontológico e internação. O seguro pet é mais comumente oferecido a cachorros e gatos.Hole in One

Hole in One

golfeUma tradição nos jogos de golfe diz que quando o golfista acerta a bola no buraco em apenas uma tacada, jogada chamada de hole in one, ele deve pagar uma refeição ou uma rodada de bebidas a todos os jogadores do clube. Sim, existe seguro contra esse tipo de risco. Essa proteção pode ser contratada dentro de seguros residenciais que incluem a cobertura de responsabilidade civil familiar, ou em seguros de responsabilidade civil familiar vendidos separadamente do residencial, como é o caso do Tranquilidade Familiar, da Allianz Seguros. Esta apólice protege também contra danos causados a terceiros em outros esportes, como tênis, surf, pesca e ciclismo.

Contra desemprego

O seguro prestamista te garante um suspiro na quitação de dívidas, ou de parte delas, diante de imprevistos, como uma demissão, morte ou invalidez permanente. Ele é oferecido normalmente pela loja ou banco no ato da compra financiada ou contração da dívida. É comum que esse tipo de seguro cubra de três a seis parcelas em casos menos graves, como em casos de perda involuntária de emprego, e garanta a quitação de 100% da dívida nos casos mais graves, como falecimento, ou invalidez total permanente por acidente. Vale ressaltar que alguns seguros prestamistas não preveem cobertura em casos demissões em massa ou falência e encerramento de atividades do empregador.

Mudanças nos planos de viagem

seguroviagemQuem nunca decidiu mudar os planos de uma vigem de última hora? Ainda que usualmente os seguros de viagem cubram apenas cancelamentos por motivos extremos, como em caso de morte, já existem apólices que oferecem coberturas amplas para diferentes motivos de cancelamento. É o caso dos seguros de viagem da April Coris, que contam com uma cláusula, chamada de Plus Reason, que prevê a cobertura de gastos decorrentes do cancelamento de viagem por 25 motivos, como cancelamento de casamento, roubo de bagagem, demissão do passageiro, visto negado, cancelamento de férias e até compensação por mudança de datas de provas, trabalhos e apresentações do segurado ou familiar de primeiro grau de parentesco.

Home Office

Se você trabalha em uma grande empresa é provável que ela tenha algum seguro para proteger os computadores e outras ferramentas de trabalho que estão em sua sede. As pessoas físicas que trabalham em casa também podem contar com esse tipo de proteção para cobrir os bens que estão ligados à sua atividade profissional. Existem seguros específicos para microempreendedores, mas se você não tem uma loja instalada na sua casa, mas apenas uma pequena atividade, é possível contratar a cobertura adicional para home office dentro do seguro residencial, que costuma sair mais em conta.

Sem estresse na festa de casamento

Se organizar uma festa de casamento já é caro o suficiente, arcar com imprevistos, como uma eventual interdição do local do evento ou cancelamento do buffet, pode não só levar os noivos a falência como transformar o que era para ser um sonho em pesadelo. Os seguros de casamentos cobrem não só esse tipo de evento, que, no limite, podem levar ao cancelamento da festa, como danos causados aos prestadores de serviço que podem levar os noivos a serem responsabilizados criminalmente. É importante ressaltar que, como o seguro de casamento cobre danos imprevistos, não há cobertura em caso de desistência de um dos noivos, ou se na assinatura da apólice os segurados já tivessem alguma previsão sobre a possibilidade de adiamento ou cancelamento da festa.

Proteção para perda e roubo de cartões

O seguro para cartões de crédito e débito é um dos mais baratos desta lista e pode valer a pena para quem mora em cidades com alto índice de violência. Ele cobre basicamente compras realizadas sob coação e prejuízos pela utilização indevida do cartão por perda, roubo, furto e saques. Uma das vantagens deste seguro é a praticidade, já que os valores são debitados diretamente da conta corrente do cliente. Vale ressaltar que esses seguros normalmente estipulam um prazo de até uma semana dentro do qual o segurado deve comunicar o sinistro (evento que garante a indenização). Se a comunicação demorar, a seguradora pode não reembolsar os prejuízos.

Seguro contra barbeiragem ao volante

Também existe um seguro para te proteger das barbeiragens ao manobrar seu carro na garagem. Dentro do seguro residencial do grupo BB Mapfre, é possível contratar a cobertura “proteção em garagem”. O custo adicional é de 145 reais e ela prevê indenizações de até 25 mil reais ou reparo do carro em casos de danos causados no para-choque, nos retrovisores, no portão e na parede durante a manobra de entrada ou saída da garagem do imóvel segurado.

Fonte: Guilherme Testa / JRS com informações de Priscila Yazbek, da EXAME.com