gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Confira dicas para quem pretende viajar na Páscoa

26 de Março de 2018

Mapfre Assistência oferece dicas para viagens no feriado de Páscoa | Foto: Welcomia Freepik

A poucos dias da Páscoa, a MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, orienta sobre cuidados que as famílias devem ter com a casa e com o carro antes de pegar a estrada e curtir o feriado prolongado.

Para que a preocupação em deixar a casa protegida e fazer uma viagem segura não atrapalhe a diversão e o descanso, Almir Fernandes, CEO da MAPFRE Assistência, lembra da importância de ficar atento a alguns detalhes antes de viajar. “Por exemplo, não se deve deixar as luzes acessas durante todo o período de ausência, pois podem chamar a atenção durante o dia, indicando que ninguém está na residência”, comenta.

É importante lembrar de retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos, evitando o desperdício de energia, danos de sobrecarga elétrica em caso de chuva e até riscos de incêndio. “Antes de viajar, é fundamental consumir o máximo de produtos e alimentos presentes na geladeira, uma vez que numa possível queda de energia eles podem estragar e causar mal cheiro na residência”, diz Fernandes.

Outra orientação do especialista é para os apaixonados em postar tudo nas redes sociais: “é fundamental tomar muito cuidado sobre o que será divulgado nas redes, para evitar que pessoas fora do círculo de amizade fiquem sabendo dos planos do passeio”.

Dicas para quem pretende pegar a estrada

Para quem irá viajar de carro, uma dica importante é fazer um breve check-list de itens de segurança que devem ser verificados antes de cair na estrada. “É preciso se certificar do funcionário correto das luzes de sinalização, do nível dos óleos e fluidos, da condição das palhetas do limpador de para-brisa, do nível do combustível, da calibragem dos pneus e dos equipamentos de emergência, como triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e macaco”, afirma Fernandes.

Além dessa checagem, é importante que o motorista pesquise previamente o caminho e veja qual será a melhor rota para a viagem. Vale também anotar o número da Polícia Rodoviária ou das concessionárias das rodovias utilizadas, pois em caso de emergência, será mais fácil e rápido conseguir ajuda.

Confira outras dicas:

Uso de celular: O celular só deve ser utilizado quando o veículo estiver estacionado. Enquanto o carro estiver em deslocamento, o aparelho pode ser utilizado somente na função GPS, desde que esteja devidamente fixado. Dirigir utilizando aparelho ou fones de ouvido é proibido. Esta é considerada uma infração média, com multa de R$ 85,14, além de custar 4 pontos na CNH*.

Bebida, fadiga e distrações: em caso de ingestão de bebidas ou de cansaço, prefira aguardar ou descansar até que passem os efeitos. O sono é uma condição perigosa para a direção e deve ser evitada.

Limites de velocidade: quanto mais rápido estiver o carro, menores as chances de prevenção de acidentes. Ficar atento aos limites de velocidade e respeitá-los é essencial. A 100 km/h, por exemplo, um carro percorre 28 metros em 13 segundos, o que equivale a sete veículos populares enfileirados, ou seja, qualquer manobra nesta velocidade se torna muito difícil.

Ultrapassagem: em regra, a ultrapassagem deve ser feita pela esquerda. O condutor deve certificar-se de que não há um veículo o ultrapassando no momento da manobra e indicar, com antecedência, mediante uso das setas, o que fará.

Transporte de crianças: o condutor deve estar atento aos equipamentos de segurança adequados à cada idade, peso e altura da criança. O uso de cadeirinhas é obrigatório desde 2008 para os pequeninos com até 7 anos e meio de idade. Mas vale lembrar que não basta colocar a criança na cadeirinha sem o cinto de segurança.

Para mais informações sobre produtos e soluções da MAPFRE Assistência, basta acessar www.mapfre.com.br

 

Fonte: Assessoria | Edição: Seguro Notícias