Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Como escolher uma corretora de seguros para proteger o seu patrimônio?

25 de maio de 2015

Businessman hand protect money with red umbrella sign for safe iTodos os dias você está exposto a uma série de riscos contra o patrimônio de sua família ou empresa. Nesse sentido, a contratação de seguros oferece a garantia de tranquilidade, protegendo você contra impactos financeiros causados por alguma eventualidade que venha gerar perdas de dinheiro significativas para a manutenção de seu negócio ou orçamento familiar. Essa é, certamente, a maior vantagem de se contratar um seguro, no entanto, no momento que se pensa em contratar algum tipo de apólice, é comum o surgimento de diversas dúvidas. Por isso, saber quais critérios considerar ao escolher uma corretora de seguros é fundamental!

Corretoras de Seguros e Seguradoras

Primeiramente, é preciso saber distinguir os dois principais tipos de empresas existentes no mercado segurador: as corretoras e as seguradoras. As corretoras de seguros são empresas autorizadas pela SUSEP a comercializar os produtos das seguradoras. Ou seja, as seguradoras disponibilizam os diferentes tipos de seguros e as corretoras têm o papel de não somente vender os seguros, mas, sobretudo, analisar os riscos aos quais o segurado está exposto e buscar o produto mais adequado às suas necessidades, considerando o melhor custo em relação aos benefícios oferecidos.

Como escolher a melhor corretora de seguros?

Seja pessoa física ou jurídica, quem deseja contratar qualquer tipo de apólice precisa considerar alguns requisitos essenciais ao procurar pelos serviços de uma corretora de seguros. Alguns pontos iniciais devem ser observados como a ética e competência técnica, mas também é preciso verificar se a corretora de seguros é uma empresa de confiança, se tem credibilidade no mercado e se mantém um ótimo relacionamento junto às seguradoras e resseguradoras com as quais trabalha.

A importância do Corretor de Seguros

Por ser a apólice de seguro uma espécie de contrato, a existência de um profissional qualificado para intermediar essa negociação é obrigatória. O corretor de seguros é – por definição e até por lei – o representante do segurado junto à seguradora e o mais capacitado para um atendimento personalizado e eficiente. É ele quem conhece melhor os produtos de seguros e, portanto, quem pode melhor aconselhar o cliente. Cabe a ele cuidar dessa relação, agindo não como vendedor, mas principalmente como consultor na indicação do melhor tipo de apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro.

O seguro é um contrato complexo, com características únicas, que o tornam desconhecido do grande público no mundo inteiro. Mesmo nos países onde é parte constante da vida, suas particularidades e detalhes são estranhos à maioria das pessoas. Daí a importância do corretor, na assessoria ao cliente para a escolha e contratação da melhor apólice.

A preocupação com o cliente

No Brasil, o mercado de seguros vem evoluindo muito nos últimos anos, o que exige das corretoras de seguros nacionais muito dinamismo e especialidade. É preciso inovar constantemente e buscar soluções que satisfaçam as necessidades de proteção dos clientes de forma inteligente e eficiente. Também é essencial que a corretora de seguros conheça com profundidade os clausulados de todas as seguradoras e de todos os ramos de seguros.

Alberto Dabus, fundador e atual diretor-presidente da AD Corretora de Seguros, que neste de 2015 completa 40 anos de carreira, aponta que uma corretora de seguros diferenciada precisa conquistar a confiança do mercado e dos clientes. Segundo ele, é necessário ter consistência, conhecimento e credibilidade para atender com qualidade às expectativas dos segurados ano após ano, de forma profissional e ética. “É apenas conhecendo muito bem seu cliente e o próprio negócio, além dos seus fornecedores (seguradoras e resseguradoras) e concorrentes, que uma corretora de seguros pode alavancar seus pontos fortes e criar valor. Além disso, é preciso formar e manter uma equipe capacitada e preparada para auxiliar os clientes na superação de seus desafios”, destaca.

Alberto também ressalta a importância da corretora de seguros se preocupar com o cliente. “Para uma corretora de seguros ter sucesso, não basta apenas atender as necessidades de seus clientes, mas, é preciso, principalmente, antecipá-las, agindo de modo preventivo e identificando prováveis riscos. Também é muito importante trabalhar com eficiência operacional, manter um planejamento estratégico e investir constantemente na empresa (sistemas, gestão, processos, tecnologia) e, principalmente, nas pessoas (treinamentos, remuneração, benefícios, carreira)”, acrescenta.

 

Fonte: Segs