Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Começa a valer suspensão de 17 planos pela ANS

08 de dezembro de 2018

Medida, anunciada na última sexta-feira (30), é resultado de novo ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de atendimento e protege 156,6 mil beneficiários

Passou a valer a partir de sexta-feira, 07/12, medida da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que suspende temporariamente a comercialização de 17 planos de saúde de três operadoras, em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. Juntos, esses planos possuem 156,6 mil beneficiários, que ficam protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito garantido. A medida foi divulgada na última sexta-feira (30) e faz parte do novo ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. O objetivo do programa é estimular as empresas a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores, razão pela qual os planos suspensos só podem voltar a ser comercializados quando forem comprovadas melhorias. “Dessa forma, o beneficiário fica mais protegido, já que não haverá ingresso de novos contratantes. Por outro lado, novos consumidores não correm o risco de contratar um produto que não estiver atendendo adequadamente”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel.

Paralelamente à suspensão, a ANS liberou a comercialização de 19 planos de saúde de oito operadoras. Esses produtos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes também a partir desta sexta-feira, 07.

Reclamações

Nesse ciclo, foram consideradas as reclamações (como negativas de cobertura e demora no atendimento) recebidas no 3º trimestre de 2018. Entre 1º de julho e 30 de setembro, foram registradas 17.314 reclamações de natureza assistencial nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 16.442 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.

No período, 95,62% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), um aumento em relação ao ciclo anterior (93,2%), garantindo resposta ao problema dos consumidores.

Perfil das reclamações assistenciais no período analisado

 

 

 

 

 

 

 

Resumo dos resultados do Programa de Monitoramento – 3º trimestre/2018

• 17 planos com comercialização suspensa
• 3 operadoras com planos suspensos
• 156.617 consumidores protegidos
• 19 planos reativados
• 7 operadoras com reativação total de planos (16 produtos)
• 1 operadora com reativação parcial de planos (3 produtos)

Informações detalhadas por operadora e por faixa de classificação

Os beneficiários também podem consultar informações do monitoramento por operadora, conferindo o histórico das empresas e verificando, em cada ciclo, se ela teve planos suspensos ou reativados.

Para dar mais transparência e possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza ainda um panorama geral com a situação de todas as operadoras, com a classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão de 0 a 3).

Veja a classificação de todas as operadoras

 

Fonte: ANS