Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Combate à obesidade é tema de palestra da ANS

13 de abril de 2018

Gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Katia Curci, fala sobre obesidade durante Seminário UNIDAS | Foto: Shutterstock

Em um país em que se estima que mais de 50% da sua população está acima do peso ou obesa, a falta de informação e incentivos à mudança de hábitos é vital. Esse tema será defendido pela Gerente de Monitoramento Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Katia Curci, durante sua palestra no Seminário UNIDAS, que este ano tem como tema Bem-estar, Qualidade e Acesso à Saúde: o papel das autogestões frente às complexidades do mercado.

O excesso de peso e a obesidade constituem o segundo fator de risco mais significativo no levantamento global de doenças e está associado a várias doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, cirrose (geralmente associada apenas ao álcool), entre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1,6 bilhão de adultos no mundo se encontram com sobre peso e desses pelo menos 400 milhões estão obesos. No Brasil, de acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças

Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL, mais de 50% da população adulta está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.

“A obesidade é uma doença multifatorial, redicivante e muitas vezes silenciosa. Se não prevenida e cuidada corretamente, tem um impacto devastador na vida do indivíduo, bem como na economia do País, resultante uma complexa combinação de fatores biológicos, comportamentais, socioculturais, ambientais e econômicos”, afirma Kátia.

A utilização de diretrizes de enfrentamento da doença permite a identificação mais rápida do caminho a ser trilhado pelo paciente com excesso de peso ou obesidade. Essas mesmas diretrizes permitem a implementação de ações de promoção, prevenção e realização de busca ativa para que seja feito o diagnóstico precoce e tratamento mais adequado e em tempo oportuno, para que o paciente com excesso de peso consiga seguir o percurso ideal para o cuidado, da prevenção ao pós-tratamento, incluindo todos os níveis de atenção. “As recomendações para as mudanças nos hábitos de vida devem ser graduais e prazerosas, respeitando a individualidade de cada um. Faz-se necessário que as Diretrizes e Recomendações de fato sejam adequadamente implementadas, atingindo seu objetivo”, conclui a profissional.

Sobre o Seminário

O evento trará temas atuais e de interesse da saúde suplementar como impactos gerados por fatores de diversas naturezas, judicialização da saúde, sinistralidade e redução de custos, além de cases de filiadas UNIDAS. Entre os palestrantes, o Ministro do STJ, Luis Felipe Salomão (Judicialização da Saúde – Panorama da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça); a gerente assistencial da ANS, Katia Curci (Diretriz de combate a Obesidade); a ex-ginasta da Seleção Brasileira, Laís Souza (Código de Superação); Amândio Soares Fernandes Júnior, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Tendências da cancerologia e seus impactos na saúde suplementar); Ricardo Lachac, diretor-executivo da LexisNexis no Brasil (Diminuição de sinistralidade através da redução de fraudes, desperdícios e abusos); Carlos Motta e Paulo Paim, da Cruz Vermelha, (Melhoria da qualidade assistencial com redução de custos).

Serviço

Palestra: Diretriz de combate à obesidade – Kátia Curci – Gerente de Monitoramento Assistencial da ANS

Data: 16 de abril

Horário: 11h30 – 12h30

Local: Hotel Windsor Plaza Brasília (SHS Qd 05 bl. H)

Inscrições e programação completa: www.unidas.org.br/9seminario/

 

 

Fonte: Assessoria