Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Com retomada do setor, franquias de turismo são opção para empreendedores

06 de outubro de 2022

CVC, maior operadora de viagens do país, tem mais de 1.100 lojas em todo o Brasil e vem apresentando resultados positivos em seus últimos balanços

Interior da loja CVC no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, primeira a ser inaugurada com o novo conceito, mais moderno, digital e focado na experiência do cliente

O setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia, vive agora o momento de se beneficiar com a retomada. A CVC Corp, maior grupo de viagens da América Latina, divulgou em seu balanço mais recente, referente aos resultados do 2º trimestre de 2022, crescimento de 124% nas reservas confirmadas em relação ao mesmo período de 2021. No primeiro semestre deste ano, o grupo embarcou 3,6 milhões de passageiros no país, o que mostra que os brasileiros estão voltando a viajar.

A CVC Viagens, marca que deu origem ao grupo e é atualmente a maior operadora de viagens do país, opera no sistema de franquias, com mais de 1.100 lojas em todo o Brasil, e está otimista com a retomada, abrindo oportunidades para quem deseja empreender no setor e se tornar um franqueado da marca. E empreender está na veia do brasileiro. Pesquisa da Global Entrepreneur Monitor (GEM), que no Brasil é realizada pelo Sebrae e pelo IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), divulgada em março, mostra que cerca de 14 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos, o correspondente a quase 10% da população brasileira adulta, comandam algum empreendimento no país, que é o 7º num ranking de 50 do empreendedorismo mundial

Alguns pontos precisam ser analisados quando se decide empreender, e estar ao lado de uma marca forte é fundamental para o sucesso do negócio. Ari Souza, que está há 17 anos na CVC, sendo há 4 como franqueado, em São Bernardo do Campo (SP), conta que esse é um fator que o motiva a ser representante da companhia. “Além do fato de a CVC ser uma empresa nacionalmente conhecida, com a força de 50 anos de mercado, o suporte que a empresa oferece ajuda muito o nosso dia a dia. Conheço essa questão a fundo, porque minha história com a empresa é antiga: em 2005 entrei como vendedor, trabalhei por 13 anos, passando pelos cargos de supervisor e gerente, e, finalmente, adquiri minha própria franquia em 2018, onde agora estou”, explica Souza.

Embora a pandemia tenha sido um grande desafio na vida do franqueado, ele revela otimismo para os próximos meses e o objetivo de expandir ainda mais seu faturamento mensal. “Enxergo com otimismo o 2º semestre de 2022. Já é possível verificar uma melhora significativa, voltando aos patamares pré-pandemia. Estou otimista com o crescimento das vendas e do faturamento, especialmente neste fim de ano, com as viagens de férias de verão”, pontua Ari Souza.

A franqueada Aline Amorim também conhece o funcionamento da loja CVC de perto há anos. Ela começou como caixa em uma loja em 2011, passando a consultora de vendas, o que a fez se encantar pelos produtos e ainda mais pela marca. Passou a supervisora e a gerente, coordenando nove lojas do mesmo franqueado. “Todo esse aprendizado me fez querer coisas novas e o fato de conhecer todos os pontos da operação da franquia CVC e não só o processo de venda, me instigou a querer mais e a ter a minha própria loja”, explica Aline.

E esse desejo se tornou oportunidade mesmo com a pandemia. “Assumi minha loja como franqueada CVC em 2020, bem quando houve a 1ª e 2ª ondas de Covid. Passamos pelo período mais difícil da pandemia e, em 2021, já alcançamos resultado similar ao da loja que eu gerenciava em 2019. Eu vejo isso como um número positivo, pois ainda tivemos tempos de loja fechada, claro que com outro cenário, mas com uma equipe já preparada. Outro ponto observado, foi o boom de vendas para clientes novos, que nunca tinham feito a primeira viagem dos sonhos”, conta.

A marca CVC traz possibilidades de empreender em franquias com investimento inicial acessível (R$ 160 mil), parcerias com instituições financeiras para apoiar e viabilizar o sonho do empreendedor, além de não cobrar royalties e nem taxa de franquia, com possibilidade de retorno (pay back) em 28 meses. Além de oferecer vários formatos de layout para adaptar a loja ao município onde será instalada, a CVC disponibiliza a seus franqueados todo apoio para estruturá-la, suporte de tecnologia e em publicidade, e treinamentos e capacitações constantes para todo o time da loja.

Em outubro de 2021, a CVC lançou um novo conceito de lojas, mais moderno, digital e focado na experiência do cliente. Já são mais de 25 unidades totalmente renovadas, com digitalização – vitrines digitais, totem touch screen, tablets com dicas exclusivas de destinos -, modernização – com diferentes mesas de atendimento — e sustentabilidade, que envolve desde a escolha dos materiais que compõem a loja até diretrizes de diversidade, com atendimento em Libras, por exemplo. O objetivo é estar presente em todos os canais, oferecendo a melhor experiência ao cliente em todos os pontos de contato e por onde ele quiser ser atendido, conforme comenta Daniela Bertoldo, diretora executiva do B2C da CVC Corp. “A tecnologia é um impulsionador de vendas da loja física, que, com layout totalmente repaginado, se aproxima ainda mais da omnicanalidade que o cliente busca”, explica a executiva. Quem deseja se tornar um franqueado da CVC pode buscar mais informações neste link.

Sobre a CVC Corp

A CVC Corp é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, com marcas que atuam no Brasil, Argentina e Estados Unidos, nos segmentos de férias e lazer, corporativo/negócios, educação (intercâmbio cultural no exterior), gestão e locação de residências (nos EUA e Brasil).

No Brasil, atua com as marcas CVC (líder em viagens de férias e lazer); Submarino Viagens (venda de viagens on-line, para fins de lazer ou negócios); RexturAdvance e Esferatur (no segmento B2B, via agentes independentes); Trend (viagens corporativas e de lazer via agências independentes); Experimento Intercâmbio Cultural (cursos no exterior e intercâmbio cultural), Visual (ecoturismo, resorts e hospedagens de charme e requinte) e VHC (locação e gestão de casas, com atuação no Brasil e forte presença nos Estados Unidos, com portfólio de casas para locação em Miami e Orlando). Nos Estados Unidos, além da VHC, também possui participação na WeTrek (EUA), aplicativo para viajantes independentes.

 

Já na Argentina, atua com o Grupo Bibam (marca de luxo Biblos e a online Avantrip); Ola (dedicada ao canal agências independentes) e Almundo (plataforma digital e lojas).

Por meio de suas marcas, agrupadas em unidades de negócios (B2C, B2B e Argentina), a CVC Corp oferece uma gama diversificada de produtos e serviços de viagens, para diferentes perfis de público, que combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro de viagem e outros serviços complementares de viagem a preços acessíveis, com condições de pagamento flexíveis e completa assistência ao viajante. Mais informações no site da companhia.