Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Com 5.546 mil passageiros a bordo, MSC Seashore desembarca em Maceió

26 de dezembro de 2022

Embarcação é o maior navio que já atracou no Porto de Maceió; temporada de cruzeiros vai até abril de 2023.

Texto de William Makaisy

Fotos de Theresa Ebrahim

Com a chegada do verão e contando com uma temporada de Cruzeiros movimentada, Alagoas recebeu o navio MSC Seashore nesta segunda-feira (26) no Porto de Maceió. A embarcação, que chegou a Alagoas vinda de Santos (SP), com 5.546 mil passageiros, tem como destino a cidade de Salvador (BA). Este é o maior navio que já atracou no Porto da capital alagoana.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, a chegada do MSC Seashore, o maior navio que já atracou no estado, é sinônimo do sucesso da alta temporada em Alagoas.

“A chegada do MSC Seashore é um marco em Alagoas, visto que esse não é só o maior navio da temporada de Cruzeiros 2022/2023, como também o maior a atracar no estado, trazendo 5.546 mil visitantes. A chegada dele demonstra os esforços do Governo de Alagoas, através da Sedetur, na promoção do nosso destino nacionalmente e internacionalmente”, destaca.

Para o diretor da Luck Receptivo, Alejandro Velasquez, a temporada de cruzeiros vai aquecer a economia de Alagoas e gerar renda para quem trabalha com turismo no estado.

“A chegada dos navios em Alagoas contempla não somente a cidade de Maceió, mas todo o estado, uma vez que muitos visitam outros municípios durante a estadia aqui. A temporada de Cruzeiros aquece a economia alagoana, gerando emprego para quem trabalha com turismo e divulgando o Destino Alagoas”, disse.

Velasquez pontuou ainda que a venda de passeios para a chegada do MSC Seashore foi dentro do esperado, sendo ofertados passeios envolvendo Sol&Mar para conhecer as praias de Ipioca, Paripueira, Francês e Gunga. Além disso, city tours por Maceió também estiveram entre os circuitos optados pelos visitantes.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), entidade que atua na regulamentação, promoção e expansão desta atividade no Brasil, o cruzeirista, ou seja, o turista que viaja de cruzeiro, gasta, em média, cerca de R$ 605 por dia em Alagoas.

Recepção 

Os turistas dos navios cruzeiros que desembarcam em Maceió estão sendo recepcionados no terminal portuário com apresentações culturais e com uma feirinha onde são comercializados diversos artigos do artesanato alagoano, além de peças e adereços de artesãos vinculados ao programa Alagoas Feita À Mão.

Além disso, a recepção conta ainda com divulgação do Destino Alagoas através de uma campanha com identidade visual moderna e encantadora, assim como a distribuição de guias de bolso de alguns polos turísticos do estado e a degustação de iguarias da gastronomia alagoana.

Turismo Seguro 

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

O estado também registra cerca de 2.335 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.