Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

CNseg reúne lideranças do mercado de seguros

19 de dezembro de 2016

cnsegA CNseg promoveu no dia 15 de dezembro, no Copacabana Palace, seu evento anual com líderes do mercado de seguros. Marcio Coriolano, presidente da confederação, comentou que esse ano ficou caracterizado pela extrema dificuldade para o país nas esferas econômica, política, social, ética e moral, recuo dos indicadores de desempenho da economia, entre outros fatores. “Os analistas, mesmo os mais otimistas, são unânimes ao apontar a retração econômica de 2016 como a maior dos últimos 25 anos”.

Coriolano também destacou a piora em fatores importantes para os seguros, como emprego e renda. Apesar disso, ele acredita que medidas que têm sido tomadas pelo governo Temer estão contribuindo para impedir o progresso desse ciclo de contração, como a PEC do teto de gastos públicos, a tramitação da emenda da reforma previdenciária e o PL que mudará o processo de licitação de obras públicas.

“A despeito do cenário macroeconômico de incerteza, em 2016 o setor de seguros deu mostras de resiliência, trimestre após trimestre”, comentou Coriolano, ao lembrar que se no primeiro trimestre o crescimento foi baixo, de 3,5%, a recuperação aconteceu no decorrer do ano, já que o mês de outubro totalizou 8%.

“Esse resultado positivo não foi homogêneo, mas merecem destaque o ramo de seguro de vida individual, o VGBL, residencial, rural e o de garantias”. Ele acrescentou que as seguradoras apresentaram desempenho positivo e níveis de solvência adequados, apesar do período frágil.

No cenário regulatório, ele destacou que a Susep se empenhou para a conclusão dos ajustes do Seguro Popular de Automóvel, o que tem ocorrido também para a inserção do Universal Life.

O presidente da CNseg comentou ainda o esforço da confederação para colocar o setor de seguros no centro das políticas públicas. “Temos tido todo empenho para ampliar nossa interlocução com Ministérios cujas atribuições são decisivas para a projeção que o nosso setor merece”. Nesse sentido, ele mencionou o Programa Educação em Seguro, que tem como objetivo somar os esforços de comunicação com a sociedade, que vão além da interação com os consumidores, para abranger os públicos dos três poderes.

Susep

Paulo dos Santos, diretor de administração da Susep, representou o superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes. Ele destacou o papel do setor de seguros de ser uma das bases para a retomada do desenvolvimento econômico do País. “A Susep cumprirá o seu compromisso de dialogar com o mercado”, disse ele, ao lembrar que recentemente a Susep lançou uma comissão especial para debater questões do mercado como um todo.

“Devemos nos reunir em breve e estabelecer uma agenda positiva para disseminar as boas práticas e a oferta de produtos e serviços que atendam plenamente os consumidores”. Paulos dos santos complementou que a Susep criará comissões temáticas para discutir produtos. “A ideia é se aproximar cada vez mais do mercado”.

Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga

Durante o evento da CNseg também foram divulgados os vencedores da sexta edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros. Na categoria Processos, o projeto “APP Rede UNNA”, de Carlos Roberto Montefusco, Odontoprev recebeu o primeiro lugar; o trabalho “Agro Field Inspector App”, de Seetharam Guruvayoorappan, da ata Consultancy Services do Brasil o segundo lugar; e na terceira colocação “Casa Protegida: Regulação de Sinistro com WhatsApp”, de Alexandre de Souza Vieira, da Tokio Marine.

Na categoria Comunicação, os vencedores foram, respectivamente, os projetos “Plano de Comunicação de Combate à Corrupção”, de autoria de Cassia Cristina Ferreira de Sousa Monteiro, da SulAmérica; “O Arthur Vai Amar”, de Larissa Amado Osório de Almeida, da Icatu; e “Somos Todos Ouvidores”, de Gisele Garuzi Oggioni de Araújo, da Bradesco Seguros.

Já na categoria Produtos e Serviços, os três vencedores foram “Telemetria: Direção em Conta”, de José Luiz Pessoa de Mello, da Liberty Seguros; “A Solução que o Mercado de Turismo Aguardava”, de Waldir de Menezes Júnior, da Ifaseg Corretora de Seguros; e “Protector Bikes – Tecnologia e Inovação em um Único Produto”, de Fernando Figueiró Cantreras, da Argo Seguros Brasil.

Fonte: Revista Cobertura de Seguros