Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Cinco passos a seguir antes de escolher a seguradora do seu carro

13 de julho de 2022

Marcelo Biasoli, Country Manager da 123Seguro, dá dicas valiosas aos motoristas que desejam driblar os impactos da inflação e encontrar a melhor solução para o seguro de automóvel

São Paulo, julho de 2022 – Se você está pensando em comprar um seguro de carro, com certeza, deve ter se deparado com as notícias sobre o aumento do valor das apólices. De acordo com um levantamento do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), em maio, o setor automobilístico apresentou um aumento de 28%, valor acumulado nos últimos 6 meses. Somente em abril, foi apontado um crescimento de 0,3 ponto percentual comparado a março.

Apesar da inflação, o índice de adesão de seguros auto continua crescendo entre os brasileiros. Comparado ao mesmo período do ano anterior, os acordos feitos por mulheres aumentaram 21,3% e por homens 14,3%. Esses dados comprovam que o aumento dos valores não inibiu a aderência da população do país aos seguros.

Para driblar a alta dos preços e fazer um bom negócio, Marcelo Biasoli, Country Manager da 123Seguro – plataforma de seguros digital – separou algumas dicas que os motoristas devem seguir antes de escolher uma seguradora. Confira:

  1. Comece com planejamento financeiro

O preço do seguro auto subiu e entre os principais fatores estão: aumento do valor dos veículos novos e usados, impactos na cadeia de fornecimento de peças e a inflação. Por isso, antes de você decidir qual seguradora é a melhor para seu bolso, é importante se planejar financeiramente. Deixe um dinheiro guardado para os primeiros meses. É preciso pensar: “Caso aconteça algum imprevisto, eu terei condições de continuar bancando o seguro?” Se você já se planejou, há também a possibilidade de pagar anualmente. Veja qual a melhor opção para suas condições antes de começar a buscar uma seguradora.

2. Faça a lição de casa e estude

Se você não entende de seguros e é a primeira vez fazendo esse tipo de negócio, antes de tudo, é importante conhecer o que é oferecido no produto seguro auto, quais são as coberturas e o que pode está incluso no acordo com a seguradora. Pode parecer besteira, mas, muitas vezes, não sabemos nossas necessidades até ter o conhecimento completo do tema. Então, pesquise! Leia sobre o mercado, converse com colegas que também tenham um seguro auto e entenda tudo o que é necessário para garantir a cobertura para o seu veículo.

3. Conheça suas prioridades

Certo, você já estudou o mercado e sabe tudo sobre o universo de seguros . Agora, o próximo passo é se perguntar: “Quais são minhas prioridades? Quanto estou disposto a gastar pela segurança do meu veículo?”. Com isso, você criará valor às futuras propostas e saberá exatamente suas necessidades.

4. Compare as ofertas

Agora, é iniciada a verdadeira pesquisa. Há diversas formas de saber quais serviços as seguradoras estão oferecendo e qual a melhor opção para fazer negócio. Plataformas digitais facilitam a vida dos motoristas. Você pode fazer tudo digitalmente, sem a necessidade de abordar diretamente as seguradoras.

 5. Leia o contrato

Após muita pesquisa, você finalmente escolheu uma seguradora. Antes de fechar o contrato, é essencial que você leia atentamente todas as cláusulas do documento. Se algum item não estiver de acordo com suas prioridades, ainda há tempo de voltar ao terceiro passo e escolher outra empresa que se encaixe melhor em seu modelo de negócio.