Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Chico Filho realiza audiência pública sobre empreendedores do Pinheiro

30 de setembro de 2021

Milhares de empregos foram perdidos em crise que se arrasta há três anos e meio

Repórter Alexandre Lino

O vereador Chico Filho realizará nesta sexta-feira (01), a partir das 9h, uma audiência pública na Câmara de Maceió para debater a situação de abandono dos empreendedores nos bairros afetados pelo afundamento do solo devido ao processo de mineração. O objetivo é traçar uma estratégia que possa fazer com que as indenizações sejam mais justas e que valores pagos até agora possam ser revisados pela Braskem. O encontro contará com a participação de autoridades públicas e empresários que atuavam e ainda estão na região, além de representantes da própria empresa – que foi convidada.

“Estamos falando de milhares de empreendedores e trabalhadores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol. São três anos e meio de dor, prejuízos e muito sofrimento para cerca de 60 mil pessoas. E além das perdas materiais temos também os prejuízos financeiros para quem tinha negócios na região. As propostas oferecidas não levaram em conta a realidade de cada empresa. Como é que uma padaria se instala do nada em outro bairro? Quem tinha um restaurante, um posto, uma clínica de referência não pode ser tratado de qualquer jeito”, disse o vereador.

Chico Filho lembrou que os comerciantes do local estão se sentindo abandonados, principalmente pelas dívidas que contraíram no período, pois boa parte deles já estão falidos. Informações apontam que muitos desses empreendedores sequer receberam as parcelas do acordo fechado com a empresa. “Não podemos falar desse assunto sem cobrar dos responsáveis justiça nas indenizações. O poder público precisa acompanhar mais de perto como estão sendo feitas essas negociações. Os prejuízos acabaram com milhares de empregos e geraram prejuízos que vão perdurar por décadas”, acrescentou o vereador.