Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Chico Filho conhece Centro de Operações do Rio de Janeiro

12 de abril de 2022

Sistema usa tecnologia para monitorar em tempo real as principais vias da capital carioca
O vereador de Maceió, Chico Filho (MDB), conheceu nesta terça-feira (12) o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ao lado de diretores da Associação dos Profissionais do Táxi em Maceió, ele acompanhou o funcionamento do espaço que com tecnologia faz o monitoramento por vídeo das principais vias da capital carioca. O COR também otimiza o funcionamento da cidade, inclusive, com orientações climáticas e meteorológicas, reduzindo danos de enchentes, deslizamentos e enchentes. Chico está no Rio para estudar detalhadamente o sistema do aplicativo Táxi Rio.
“Estamos aprendendo muito. O COR desenvolve um plano de trabalho que amplia a segurança e o melhor funcionamento da cidade, inclusive, no trânsito. De um mesmo local conseguimos acompanhar em tempo real o que está acontecendo e com isso, por exemplo, reduzir o congestionamento em uma área. Vale salientar que todos os serviços estão no mesmo lugar, iluminação, Defesa Civil, Guarda Municipal, Eventos, entre outros. Para se ter noção, a própria imprensa faz cobertura do local”, analisou o vereador. “Essa é uma excelente experiência para levarmos para Maceió”, acrescentou.
Chico Filho elogiou também o funcionamento do aplicativo Táxi Rio, que facilita a mobilidade urbana e é gerido pela Prefeitura, assegurando qualidade e segurança para os usuários do táxi do Rio de Janeiro. “O município buscou unir tecnologia, conveniência, praticidade e a imensa frota de taxistas da cidade. Entre outras coisas, o valor que o passageiro vai pagar é demonstrado com clareza, sem taxas escondidas”, lembrando, que a Prefeitura do Rio de Janeiro continua com a fiscalização da prestação do serviço.
“A viagem contou com uma série de boas reuniões com gestores que explicaram o funcionamento da ferramenta lançada em 2017 com o objetivo de reduzir custos associados ao transporte de servidores públicos”, afirmou o vereador Chico Filho, ao lado de Everaldo Junior, presidente da Asprotam e o diretor Marcos Anjos. Atualmente o aplicativo conta com aproximadamente 110 mil passageiros cadastrados e contabiliza uma média de 450 mil corridas por mês.