gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Centro de Pesquisa da Funenseg torna-se referência

02 de setembro de 2015

Quando o assunto é geração e difusão de conhecimento para o mercado de seguros, automaticamente pensa-se na Escola Nacional de Seguros, que oferece cursos de formação e aperfeiçoamento reconhecidos pelo mercado por sua qualidade técnica e acadêmica, bem como pelo alto nível do corpo docente.

No entanto, a Escola também atua intensamente na área de Pesquisa, tendo criado, no final de 2014, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), voltado para o setor de seguros (incluindo previdência e regulação) e que vem promovendo diversas atividades nas áreas de Pesquisa, Publicações e Seminários.

Diretor do CPES, Claudio Contador

Diretor do CPES, Claudio Contador

O diretor do CPES, Claudio Contador, conta que, como gerador de conhecimento, o Centro atua no complementar às demais atividades já desenvolvidas pela Escola, nos moldes de outros centros de sucesso instalados em universidades de grande porte no Brasil e que, com o tempo, ajustes e maturação, se tornaram polos de excelência, inclusive com reconhecimento internacional. “As pesquisas já começaram e os resultados estão sendo disseminados. Além disso, coordenamos apresentações de seminários para a divulgação de estudos externos de interesse do mercado de Seguros”, explica.

Todos os trabalhos realizados pelo CPES têm como foco o mercado de seguros. De acordo com Contador, além das pesquisas e seminários, o CPES conta com um banco de dados para facilitar pesquisas por universidades, outros centros de pesquisas e corpo técnico de seguradoras e demais instituições.

Próximos passos

Para trazer pesquisadores para o setor de Seguros, o CPES desenvolve parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais. “Os temas prioritários para o biênio 2015-2016 foram escolhidos em função das necessidades do mercado, verificamos que algumas decisões eram tomadas pela vivência do gestor no setor, mas sem qualquer base para fundamentá-lo”, esclarece Contador.

Esse trabalho é feito em parceria com as seguradoras, que fornecem informações do mercado. E os corretores? “Eles conseguem melhorar seu conhecimento e, dessa forma, podem diversificar sua carteira”, destaca.

O CPES é o único representante da América Latina a fazer parte do International Insurance Society Research Network, grupo de centros de pesquisa em seguros de todo o mundo.

“Ainda temos muito a crescer, mas já podemos ser considerados um polo de excelência, por integrar esse seleto grupo internacional em pesquisa de seguro”, finaliza o diretor do CPES.

Fonte: CQCS