Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

CENSO 2022: Arapiraca mntém expectativa de crescimento

13 de fevereiro de 2023

CENSO 2022: ARAPIRACA MANTÉM EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO, APONTA RESULTADOS APRESENTADOS PELO IBGE

Com a finalização do recenseamento no município de Arapiraca, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12 anos após o último censo demográfico, dados preliminares apontam que a cidade manteve a expectativa de crescimento seguida pela última estimativa. Os números foram apresentados a representantes de diversas secretarias da Prefeitura Municipal, em reunião no Centro Administrativo Antônio Rocha, na tarde desta segunda-feira (13).

A participação dos servidores municipais marcou o comprometimento da gestão municipal com o trabalho do censo, tendo em vista que o levantamento engloba fatores sociais, econômicos e culturais que refletem e norteiam as políticas públicas atravessadas pelo município, estado, região e país. A apresentação foi realizada por agentes do IBGE, atuantes no estado e subárea de Arapiraca.

Em 2010, foram 67.521 domicílios recenseados, e, em 2022, 96.057, um crescimento de pouco mais de 42% no total. Os dados mostram que a estimativa é de que o município possua um total de 235 mil pessoas, um aumento de 20 mil nos últimos 12 anos, dentro do previsto pelo IBGE. Em Alagoas, 34 municípios não cumpriram a expectativa e caíram de faixa populacional.

De acordo com o Superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, Arapiraca se manteve na faixa e cumpriu as expectativas que vinham sendo esperadas pelo Instituto. Os números ainda apontam um crescimento na estrutura do município, com quase 78 mil domicílios particulares permanentes ocupados.