gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Carro que faz quase 30 km por litro de gasolina

10 de agosto de 2017

Por Felipe Moreno | Start-Se

Montadora japonesa desenvolve carro que faz quase 30 km por litro de gasolina

Foto: shutterstock

A Mazda sabe que não consegue competir com a Tesla na corrida pelo carro elétrico. Nem com Ford, GM, Volkswagen, Fiat, Google, Apple, Bosch e tantas outras que estão desenvolvendo este tipo de tecnologia. Não tem os recursos, nem o poderio para tal. Portanto, tinha uma única escolha: desenvolver carro à combustão que fosse mais eficiente até que os elétricos.

E eles afirmam ter conseguido. A companhia desenvolveu um novo motor, SkyActiv-X, que é muito mais econômico que um carro convencional, podendo rivalizar com os elétricos em termos de custo e de dano ao meio ambiente. Seu primeiro carro com essa tecnologia, o Mazda3 que será lançado em 2019, faz cerca de 100 quilômetros por 3,5 litros – uma marca.

É comum ver carros fazendo entre 5 até 10 km/l atualmente (o Onix, o carro mais vendido do Brasil, faz 8,8 km/l em seu modelo 1.0). O Mazda3 chega a fazer quase 30 km por litro. É muito mais eficiente.

Como eles conseguiram? Fizeram um motor que, em baixa rotações usa faísca para funcionar e em alta rotações usa compressão. É uma tecnologia que Ford, GM e Hyundai tem procurado desenvolver por anos, mas sem muito sucesso.

Abastecer o tanque deste carro vai custar em alguns países o mesmo que recarregar uma bateria de um Tesla. Só que o carro tem o potencial de ser muito mais barato que um Tesla e, ao contrário da bateria, o motor não perde capacidade total se for tratado corretamente.

Além de que, como carro a combustão, teria a possibilidade de ter uma autonomia ainda maior – e não ter que montar uma rede de abastecimento nova, como é o caso dos carros elétricos. Contudo, ele ainda mantém emissões de poluentes próximo da casa das pessoas, colaborando para a poluição das cidades.

Embora o motor movido à gasolina esteja sendo proibido em vários países (como Alemanha, França e Reino Unido, que vão tirá-los de circulação até 2040), essa tecnologia vem para trazer. Grandes corporações, como a Mazda, ganham muito por serem inovadoras.

Vamos tratar deste assunto no Corporate Class, nosso evento para empresas que estão procurando inovação. Trata-se de um evento de quase 10 horas em São Paulo, no qual você vai ver alguns excelentes cases de inovação corporativa que geraram incontáveis ganhos para grandes corporações e que podem te ajudar a fortalecer sua empresa.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

ALE