Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Califórnia estende seguro de saúde para crianças sem documentos

17 de maio de 2016

Os benefícios serão ampliados aos jovens com menos de 19 anos, independente do status migratório

Em maio, o Governador Jerry Brown assinou mais uma lei que beneficia os imigrantes na Califórnia

Em maio, o Governador Jerry Brown assinou mais uma lei que beneficia os imigrantes na Califórnia

O programa CenCal Health estenderá seu plano de saúde a todos os menores de 19 anos elegíveis ao Medi-Cal, independente do status migratório, incluindo os condados de Santa Bárbara e San Luís Obispo, na Califórnia. A mudança é o resultado da mudança de política estadual que entrará em vigor em junho.

Os jovens indocumentados terão direito à cobertura completa do Medi-Cal, que cobre doutores, consultas médicas, atendimentos especializados, serviços preventivos, remédios controlados, consultas dentárias, vacinas, hospitalização, assim como visitas infantis.

A cobertura do Medi-Cal depende da renda famíliar, que deve ser mais baixa que 266% da linha federal de pobreza, que é 64.639 para uma família de 4 pessoas. Inúmeros imigrantes indocumentados já estão inscritos no Medi-Cal com cobertura restrita, mas serão automaticamente transferidos para a cobertura ampla sem a necessidade de nova aplicação.

Apoio aos imigrantes:

Em maio, a Califórnia começou a estender os serviços públicos de saúde às crianças indocumentadas. A decisão reflete a evolução da postura a favor da integração dos imigrantes em contraste com a briga acirrada na imigração há 2 décadas.

Conforme a nova lei aprovada em setembro de 2015 e assinada pelo Governador Jerry Brown, “um indivíduo que tenha menos de 19 anos de idade e que não apresente status migratório satisfatório também é elegível para todos os benefícios concedidos pelo Medi-Cal”.

O redator da proposta foi o Senador Estadual Ricardo Lara, da área sudeste de Los Angeles (CA).

O Medi-Cal é um sistema de seguro de saúde administrado pelo Governo da Califórnia, que é parcialmente patrocinado pelo programa federal Medicaid. Geralmente, a lei federal não permite que os imigrantes indocumentados sejam cobertos pelo Medicaid, com excessão em casos de emergência e alguns não cidadãos que entraram no país antes de 1996.

A concessão de benefícios de saúde aos indocumentados continua a gerar polêmica em todo o país. O “Affordable Care Act”, conhecido como Obamacare, não estende sua cobertura aos indocumentados, mas cobre os imigrantes que estejam “legalmente presentes no país”. A Califórnia tem liderado o debate sobre os benefícios concedidos aos indocumentados. Em 1994, os eleitores na Califórnia aprovaram a Proposta 187, batizada de iniciativa “Salve o Nosso Estado”. Em parte, a lei polêmica exige que os provedores de cuidados de saúde verificassem o status migratório de qualquer pessoa que buscasse atendimento. A implantação da Prop. 187 foi bloqueada por um juiz federal em quase sua totalidade. O antigo governador republicano, Pete Wilson, o defensor principal da Prop. 187, que tornou a imigração a base de sua campanha para governador, apelou a decisão do tribunal, mas a apelação foi retirada quando o democrata Gray Davis se tornou o novo governador eleito, cancelando definitivamente a proposta.

Com o crescimento da população latina no estado, próxima a 40%, os republicanos têm enfrentado dificuldades em conquistar o eleitorado na Califórnia, com a aprovação do projeto de lei SB-04 no Senado Estadual e Câmara dos Deputados. Uma pesquisa recente patrocinada pelo Programa de Acesso ao Cuidado na Califórnia (CPAC) da Universidade da Califórnia em Berkeley (UC) e conduzida pelo Latino Decisions revelou que os eleitores na Califórnia também apoiam a ampliação dos serviços de saúde às crianças indocumentadas, com 62% respondendo que aprovam a proposta.

Além disso, os eleitores apoiaram a concessão de serviços de saúde aos indocumentados que possuem permissão de trabalho temporária, com 68% deles dizendo que aprovam. Entretanto, os eleitores na Califórnia entrevistados demonstratram limitações no apoio à ampliação dos serviços de saúde, com somente 42% dizendo que apoiam o acesso a todos os indocumentados e 48% respondendo que desaprovam.

Apesar das limitações, a Califórnia tem assumido uma postura integradora com relação à população imigrante, enquanto uma reforma migratória continua parada no Congresso. O estado continua a ampliar os benefícios aos indocumentados, disse Karthick Ramakrishnan, professor da UC, citando as carteiras de motorista e a ajuda financeira nas mensalidades das faculdades e universidades como políticas importantes que permitem aos imigrantes trabalhar e estudar.

Essa abordagem reconhece a importância do papel dos imigrantes na economia da Califórnia e permite um pacote de benefícios que os permite continuarem essa contribuição com a menor fricção possível. Por exemplo, licenças profissionais e seguros de automóvel a baixo custo estão entre as políticas que permitem aos imigrantes exercerem funções na economia da Califórnia.

Fonte: Brazilian Voice