Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Califórnia bane gênero como fator em preço de seguro

14 de janeiro de 2019

Por Estadão

Los Angeles CA | Foto: Shuterstck

O departamento de seguros do Estado americano da Califórnia proibiu as seguradoras de basear seus critérios para valores de apólices no gênero dos segurados. A “Proposition 103” bane considerados preços injustos e discriminatórios. A partir de agora, o valor das apólices de seguro será baseado somente no histórico pessoal. Serão levados em consideração os anos de carteira e a quantidade de quilômetros rodados por ano de cada motorista.

É comum que o público feminino tenha valores menores, algo que deve acabar na Califórnia. Ainda não se sabe, no entanto, se os homens pagarão menos, ou as mulheres terão seguros mais caros. “Ficou claro que o fator gênero, uma característica nata, que foge ao controle do motorista, deve ser eliminada das apólices”, afirma o advogado da Consumer Watchdog Danny Sternberg. O especialista encaixa o gênero junto com etnia e sexualidade nos fatores que não podem ser levados em consideração na apólice de seguro.

Preço do seguro varia

Testes da Federação dos Consumidores dos Estados Unidos mostraram que em alguns mercados mulheres poderiam ter seguros mais baratos. Em outros, as mulheres pagam até mais caro. A Califórnia descobriu também que o efeito do gênero do segurado varia de acordo com a localização.