Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

BB Seguros dá dicas sobre casa segura durante as férias

10 de janeiro de 2019

Casa vazia em época de férias é o alvo preferido de ladrões. Mas é também nessa época que muito acidentes domésticos acontecem.

Um levantamento da BB Seguros com base nas ocorrências mais comuns em período de férias comprova um aumento de 20,75% nas ocorrências de roubos às residências, assim como de 8,65% nos danos elétricos que ocorrem nas casas e residências.  Outro dado que chama a atenção são os problemas decorrentes de eventos climáticos, mais comuns no verão, que podem provocar destelhamentos, quebra de vidros e queda de raios, danificando equipamentos elétricos e eletrônicos.

“Nas férias, é muito comum as pessoas saírem de casa e esquecerem de remover das tomadas os aparelhos de eletrodomésticos e carregadores de celulares e tablets.  Havendo chuva forte com raios, existe a chance de esses equipamentos serem afetados com descargas elétricas ou falta de energia”, alerta Wady Cury, diretor técnico de seguros Massificados da Brasilseg, uma empresa BB seguros.

Outra dica importante do especialista é que, ao sair de casa para as férias, as famílias se lembrem de fechar o registro de água, gás e desligar os disjuntores (iluminação), atentando para geladeiras e freezers, que devem permanecer em funcionamento.

“O simples desligar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas evita risco de incêndio, motivado por eventual sobrecarga elétrica. Também convém checar se todas as torneiras estão bem fechadas para evitar alagamento e infiltrações, mais comuns em apartamentos, assim como a válvula do gás de cozinha. Em caso de uma falha no condutor, esse simples procedimento pode garantir a segurança da residência”, destaca.

Dicas do especialista

  • Tire os equipamentos elétricos das tomadas. Deixe ligada apenas a geladeira (vazia). Por ser um equipamento de refrigeração, desligá-lo por muito tempo pode danificá-lo.
  • Tranque portas e janelas. Reforce a segurança com trancas ou fechaduras adicionais. Procure deixar as cortinas fechadas. Se as janelas forem do tipo basculante, projetantes ou venezianas, deixe vidros entreabertos para arejar a casa.
  • Desligue a campainha. Pessoas mal-intencionadas podem tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Muitos casos de roubo a residência são ocasionados por este tipo de prática.
  • Desligue a secretária eletrônica. Não grave recados com pistas sobre a sua ausência. Se possível, desvie as suas chamadas para o seu telefone celular ou de um parente.
  • Evite acidentes e desperdício. Feche o registro de água, desligue os disjuntores (iluminação) e feche também a válvula do gás de cozinha. Caso haja uma falha no condutor esse procedimento pode garantir a segurança da residência.

Fonte: Assessoria