Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Baixas temperaturas podem causar problemas no carro

07 de julho de 2022

 

A HDI Seguros lista algumas dicas para a conservação do automóvel nos dias de frio mais intenso

São Paulo, 06 de julho de 2022 — Com o início do inverno e as baixas temperaturas, os automóveis podem sofrer impacto em algum sistema ou componente. Um problema comum em períodos de frio mais intenso é o carro não ligar, ao ser dada a partida. Isso pode acontecer porque as baixas temperaturas interferem no processo de ignição do veículo, visto que o óleo do motor se torna mais viscoso, levando mais tempo para circular pelo sistema e, consequentemente, a partida no carro exige mais da bateria do veículo.

Visando contribuir para o bom funcionamento do automóvel e a segurança do motorista, especialmente em dias de baixa temperatura, a HDI Seguros alerta para a importância da manutenção do carro em dia, evitando qualquer desconforto. Confira algumas dicas de cuidados com o carro no inverno:

– Mantenha o reservatório para gasolina ou etanol sempre cheio, com combustível novo e de boa procedência. Em uma manhã fria ou quando o veículo ficou muitos dias parado, ele pode demorar mais do que o comum para pegar. Nesses casos, o tanque de gasolina que auxilia a partida é acionado, quando são registradas temperaturas abaixo dos 15 graus.

– Sempre cheque o reservatório de partida a frio. O etanol exige temperaturas mais elevadas do que a gasolina para mudar seu estado físico durante a queima e, assim, garantir o acionamento do motor. No caso de carros com abastecimento a gasolina, ele garante a partida do automóvel, mesmo em dias mais frios, porque injeta o combustível extra diretamente na câmara de combustível para que ocorra a combustão.

– No inverno, a bateria pode ter um desgaste maior pois vai necessitar de uma amperagem alta para funcionar e, com baixas temperaturas, a sua capacidade de armazenamento pode ficar comprometida. Por isso, a dica é ligar o carro por pelo menos 10 minutos, mesmo nos dias em que o veículo não será usado. Isso auxilia a manter o bom funcionamento da bateria.

– Os pneus também exigem atenção no frio, já que podem ter sua pressão alterada. Rodar com pneus parcialmente murchos aumenta o consumo de combustível. Calibre os pneus com frequência e verifique seu estado de conservação pois pneus desgastados aumentam o risco de derrapagem e acidentes.

“O inverno é uma estação desafiadora que exige muita atenção do motorista. Além de problemas como pane elétrica ou na partida do carro, o condutor precisa reforçar os cuidados durante o seu trajeto. Para momentos de emergência, o seguro auto é um apoio necessário. No caso da HDI, nossas assistências 24h são o serviço ideal para quem precisa garantir um socorro rápido e de qualidade na hora do aperto”, diz Carla Oliveira, Diretora de Auto da HDI Seguros.

Em caso de necessidade, o segurado pode acionar a assistência 24h pelos canais digitais da HDI Seguros. São eles: Portal do Segurado, aplicativo HDI Segurado, WhatsApp, pelo número +55 800 770 1608, e Facebook Messenger.